04 de abril de 2023

Mercado Público

O Centro de Cultura Popular – Mercado Público – é o lugar ideal para encontrar artesanato da região, petiscos e pratos típicos, que podem ser saboreados ao ar livre ou no pátio interno do mercado. 

Durante diversos dias da semana são realizados encontros culturais e shows musicais. Aos sábados às 12h acontece o Projeto Encontro Mercado.  Fala-se que no local é possível conhecer a alma da cidade, com o encontro de elementos culturais marcantes, como a gastronomia, o artesanato, a música e outras linguagens artísticas.

O Centro de Cultura Popular de Itajaí é um dos locais mais charmosos da cidade, que oferece comida e música de qualidade aos visitantes e comunidade local.

 

 

Informações históricas:

 

O Mercado Público foi construído em 1917, sendo a primeira obra realizada pelo Superintendente Municipal Marcos Konder, seu idealizador. Possui estilo eclético, muito influenciado pelos imigrantes alemães. O objetivo de sua instalação era fazer o saneamento do comércio da carne e peixes, que naquele período era feito em bancas nas ruas. 

Após um incêndio, em 1936, sua fachada foi bastante alterada, com frontões e ornatos retirados, permanecendo as linhas retas, o que o tornou um prédio mais ao estilo art-déco. Após a construção de uma nova estrutura para o comércio de pescados, outras atividades passaram a ocupar a edificação, como o comércio de artigos de artesanato, alimentos e utensílios domésticos.

 

 

Contato

 

Endereço: Av. Ministro Victor Konder – Praça Félix Busso Asseburg, s/nº - Bairro Centro - Itajaí/ SC
Telefone: (47) 3349-1214
E-mail: cultura@itajai.sc.gov.br

 

Horário de Funcionamento

 

7h às 18h (administração)

Aguarde