09 de janeiro de 2023

Conservatório de Música abre seletivo para vagas remanescentes e lança dois cursos

Cursos de violoncelo e cavaquinho são modalidades novas ofertadas

Conservatório de Música abre seletivo para vagas remanescentes e lança dois cursos

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues lançou o edital de vagas remanescentes para ingresso de novos alunos em 2023 nesta segunda-feira (09). Serão selecionados também alunos para duas novas modalidades de curso lançadas: violoncelo e cavaquinho. As inscrições para o processo seletivo seguem até o dia 31 de janeiro, de forma on-line, e estão disponíveis no site da instituição (clique aqui)

No total, são ofertadas 98 vagas para os seguintes instrumentos: acordeon, bateria, cavaquinho, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, viola de arco, violino e violoncelo. Os turnos e a quantidade de vagas por instrumento estão detalhados no edital nº002/2023, disponível ao final desta matéria.

As provas de seleção ocorrerão em duas etapas e são eliminatórias. No dia 05 de fevereiro, das 9h30 às 11h30, será a prova de teoria musical, e nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro acontecerão as provas práticas de instrumento, em horários específicos para cada candidato. Os inscritos que atingirem média 6 na prova teórica estarão habilitados para realizar a prova prática, conforme edital publicado no site do Conservatório. A seleção final se dará pela nota da prova prática.

A divulgação dos alunos selecionados está prevista para o dia 16 de fevereiro, e as matrículas para os dias 23 e 24 de fevereiro. As aulas do ano letivo 2023 do conservatório de Itajaí iniciam dia 27 de fevereiro.
Em dezembro, o Conservatório de Música de Itajaí, selecionou 58 novos alunos que ingressarão neste ano na instituição.

Novos Cursos
Com intuito de atender a demanda da comunidade e ampliar o número de atendimentos, o Conservatório lança dois novos cursos que passarão a integrar o projeto pedagógico da instituição: violoncelo e cavaquinho.

O curso de violoncelo completará o oferecimento na formação de músicos na área de cordas friccionadas, juntamente com os cursos de violino, viola de arco e contrabaixo acústico, além de completar a formação do Grupo de Cordas do Conservatório. O professor do curso será o celista Victor Hugo Ruiz Reggiardo, uruguaio que atualmente reside em Florianópolis (SC). Ele estudou na Escola Universitária de Música (Uruguai) e atua em diversas orquestras e grupos de câmara da região.

Já o curso de cavaquinho será ministrado pelo músico Thales Nunes, que já é professor na instituição. O curso visa o aprimoramento musical e técnico do instrumentista, por meio de estudos de harmonia aplicada, levadas para a condução rítmica, a realização de melodias do repertório tradicional do cavaquinho e a investigação do estilo de cavaquinistas representativos. 

Arquivos Relacionados

Aguarde