28 de novembro de 2012

Livro defende novo significado para o nome “Itajaí”

A obra de Magru Floriano será lançada durante a reabertura da Casa da Cultura

Livro defende novo significado para o nome “Itajaí”

Historiadores e estudiosos tem diferentes posições sobre o verdadeiro significado no nome “Itajaí”. As ideias mais aceitas são de que a palavra significa “Rio que Corre sobre as Pedras” ou, até, “Rio dos Taiás”. No livro “A lenda do Monte Tayó”, o jornalista e escritor Magru Floriano traz uma nova e surpreendente tese sobre o significado do nome Itajaí. O livro será lançado na próxima terça-feira, dia 04 de dezembro, durante a solenidade de reabertura da Casa da Cultura Dide Brandão, na rua Hercílio Luz.

Os estudos do jornalista têm como ponto de partida a análise de mapas marítimos do século XVII, quando o nome da região figuarava como “Tajaí”. A partir daí o autor questionar que o prefixo “ita” que significa “pedra” em tupi, não faz parte do nome original da cidade. Magru encontra 36 diferentes significados para o nome Tajaí e suas variações, e defende uma tese que foge à lógica linguística.

Segundo o jornalista, o interesse do governo de Portugal no Brasil Colônia era o extrativismo de ouro e havia rumores de um grande veio do minério aos pés do Monte Tayó. Onde se situa este monte e qual sua relação com a cidade de Itajaí? Essa é a resposta que Magru Floriano apresenta em sua obra.

“A Lenda do Monte Tayó” é um livro produzido a partir do benefício da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com 178 páginas. A obra leva o selo da Alternativa Editora e foi impressa nas oficinas da Nova Letra, com patrocínio da APM Terminals. Cada exemplar estará sendo comercializado a R$ 30,00.

________________________
Informações:
Magru Floriano - 9123-0013

Aguarde