25 de julho de 2014

Apresentacão

Instituída pela Lei Municipal nº 3240 de 26 de dezembro de 1997, a Fundação Cultural de Itajaí foi criada com o objetivo de incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas no município. Conservar, administrar e zelar pelo patrimônio cultural e artístico. Além de manter e administrar os seguintes órgãos:

Casa da Cultura Dide Brandão

Centro de Cultura Popular - Mercado Público

Teatro Municipal de Itajaí

Conservatório de Música Popular de Itajaí

Ao longo dos anos, a Fundação Cultural de Itajaí se consolidou como o maior agente cultural da cidade e facilitador para produções artísticas. Além de administrar e programar os espaços culturais, também é responsável por lançar anualmente editais que viabilizam eventos, oficinas, workshops, formações, espetáculos e apresentações artísticas gratuitas para toda a comunidade.

Por meio de editais, projetos e outras formas de incentivo e valorização de atividades e bens artístico-culturais, as políticas e as ações implementadas pela Fundação Cultural de Itajaí são debatidas e avaliadas pela sociedade e pela classe artística, com encontros setoriais periódicos e outras iniciativas que privilegiam o diálogo e a transparência.

Missão

A Fundação Cultural de Itajaí tem como missão criar e implementar, articulado com a sociedade, políticas e programas públicos de cultura que promovam e incentivem a formação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das artes visuais, do audiovisual, do circo, da dança, da literatura, da música, do teatro e demais manifestações culturais do município.