Mostra de Jazz Manouche Itajaí terá transmissão ao vivo

Projeto realiza-se através da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí
Data de inclusão: 20/04/2021 15:43

A “Mostra de Jazz Manouche Itajaí” acontece pela primeira vez on-line neste mês de abril. O evento, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e do Município de Itajaí, traz atrações musicais e apresentações de artistas visuais entre os dias 22 e 25 de abril. A Mostra de Jazz Manouche, realizada por Márcio Fulber e a Casa Mágika, será transmitida ao vivo no Youtube, Facebook e Instagram do evento (@mostrajazzmanoucheitajai).

Durante quatro dias, o evento virtual trará nove atrações de quatro estados brasileiros. Entre elas, estão apresentações com os artistas visuais Hyndira Borba, Carolina Abreu e Victor Lark, que exibirão um time-lapse da criação de uma obra e sua publicação no evento. Haverá ainda atrações musicais: Londrina Hot Club, Manouche Manolo, Mauro Albert, Ozéias Rodrigues Gypsy Trio e Bina Coquet Quarteto.

“Estamos animados com essa primeira edição do evento na cidade em formato virtual. Esperamos incentivar o estudo musical e trazer ao grande público diferentes referências musicais e étnicas”, afirmou Márcio Fulber, produtor geral do evento.

O evento
O movimento que originou a mostra de jazz existe desde 2016, quando artistas começaram a se organizar para fazer encontros culturais. Em Itajaí, a Casa Mágika fazia feiras artísticas e festejos ciganos, e no Sul, o grupo Manouche Manolo fazia clubes de jazz e encontros de estudos musicais.

Num intercâmbio artístico o clube de jazz foi trazido a Itajaí no final de 2019, já programando uma Mostra para 2020. Porém, desde a pandemia, não foi possível realizar o evento presencial. Por isso, essa primeira edição na cidade ocorre no mundo virtual.

Jazz Manouche
O Jazz Manouche é uma linguagem musical derivada da mistura entre o Jazz americano e a música dos ciganos que viviam na França no início dos anos 30. Essa influência trouxe também destaque ao violão e o violino como instrumentos solistas dentro do Jazz. O estilo pode ser chamado ainda de Gypsy Jazz ou Jazz Cigano.

Confira a programação:

Quinta – 22 de abril
19h – Pintura: Hyndira Borba (time lapse + publicação da obra desenvolvida)
20h – Apresentação Musical: Londrina Hot Club

Sexta – 23 de abril
19h – Pintura: Lark (time lapse + publicação da obra desenvolvida)
20h – Apresentação Musical: Manouche Manolo
21h – Apresentação Musical: Mauro Albert

Sábado – 24 de abril
19h – Pintura: Carolina Abreu (time lapse + publicação da obra desenvolvida)
20h – Apresentação Musical: Ozéias Rodrigues Gypsy Trio
21h – Apresentação Musical: Bina Coquet Quarteto