22 de novembro de 2022

Escritor Vinicius Batista lança seu primeiro livro de contos nesta quarta-feira (23)

Obra do professor e jornalista foi contemplada no edital Meu Primeiro Livro

Escritor Vinicius Batista lança seu primeiro livro de contos nesta quarta-feira (23)

O jornalista e professor Vinicius Batista lança, nesta quarta-feira (23), o seu primeiro livro, intitulado “Os Prédios Também Sonham”. A obra com dez contos foi contemplada no edital Meu Primeiro Livro, da Fundação Cultural de Itajaí. O evento de lançamento será às 19h30 na Casa da Cultura Dide Brandão, com entrada gratuita.

O livro tem arte de capa assinada pela artista visual Naiara Anacleto e prefácio da escritora e professora doutora Adair de Aguiar Neitzel. O processo de editoração foi realizado pela Rizoma Projetos Editoriais, de Itajaí. Além do lançamento na cidade, a obra estará compondo nesta semana a lista de livros da Casa Gueto na Feira Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro, numa parceria entre editoras independentes do país.

A obra

Os contos que fazem parte de “Os Prédios Também Sonham” buscam encontrar brechas no cotidiano para preenchê-las com narrativas que trazem um extraordinário que penetra sem forçar seu espaço, se apresentando quase como familiar. Esse acostumar-se com o estranho se dá por meio do trabalho com a linguagem, em busca de uma experiência estética que envolve temas conectados, de maneira leve, com perspectivas contemporâneas e autoficcionais.

Além disso, obsessões e repetições das personagens e situações criam um ritmo narrativo que apresenta imagens mentais erguidas pelas palavras. Nesta estreia literária, Vinicius Batista oferece uma literatura breve, mas que busca criar rastros densos e marcantes.

“Pelo jogo de relações que cada narrativa intui, pela pluralidade de significados que convivem em um só significante, ela tende à multiplicidade dos sentidos, ultrapassando limites e revitalizando temáticas com novas formas de expressão, explorando intensamente a poesia”, comenta a escritora Adair Neitzel, no prefácio do livro.

O autor

Formado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em 2009, Vinicius Batista tem 36 anos e atuou por cinco anos como repórter, editor e colunista no Jornal de Santa Catarina, em Blumenau. Depois, seguiu para um mestrado na área, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, desde 2015, atua como professor no curso de Jornalismo. No último ano, também passou a atuar como professor do Colégio de Aplicação da Univali (CAU). Prestes a se formar também em Letras, Vinicius recupera textos e traz novas produções as quais revelava apenas para os mais próximos.

Aguarde