15 de março de 2023

Casa da Cultura sedia oficina de mediação de leitura neste sábado (18)

Encontro trará abordagens teóricas e práticas

Casa da Cultura sedia oficina de mediação de leitura neste sábado (18)

A Casa da Cultura Dide Brandão recebe neste sábado (18) a oficina “A mediação da leitura em grupos escolares, comunidades e/ou ambientes em crise”. O encontro, ministrado pela educadora e editora Vanessa Gonçalves, tem como objetivo dialogar com mediadores de leitura para fomentar formações conscientes da prática junto aos leitores, com atuação ética e estética da palavra. A formação será das 9h às 12h, na Sala Bento Nascimento, destinada a jovens e adultos.

O mediador de leitura é a pessoa que está entre o livro e o leitor. Trata-se de um agente com papel fundamental, que serve como inspiração para o empoderamento do leitor e o seu percurso na leitura e letramento literário.

No conteúdo da oficina está prevista uma breve contextualização com apresentação de dados sobre a leitura no Brasil e sobre bibliotecas públicas, comunitárias e particulares. A relação entre literatura e afeto também está pautada no programa, que abordará ainda sobre grupo e a preparação dos textos, somados a possibilidades de ações práticas.

O investimento para participar da oficina é de R$30. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

Sobre a ministrante
Vanessa Gonçalves é mãe, editora, professora e produtora cultural. Graduada em Letras com habilitação em Literatura, atua há mais de 17 anos na Educação e há seis anos nas áreas de editoração e agenciamento de projetos culturais. Desde 2015 trabalha com produção cultural e projetos sociais e culturais em Itajaí. Seu foco quanto atuação cultural são as atividades voltadas para a Literatura (produção e formação); infância e juventude periféricas e produção cultural.

Aguarde