A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Itajaí será no sábado (07), das 8h30 às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Av. Abraão João Francisco, 3855
Bairro: Carvalho). O evento deve reunir artistas, produtores e gestores culturais para discutir sobre os rumos da cultura na cidade. Trata-se de uma etapa preparatória para as conferências estadual e nacional. A entrada é gratuita e aberta a todos. Para organização das atividades, os interessados devem fazer a inscrição prévia neste link.
A recepção e o credenciamento iniciam às 8h30 e às 9h ocorre a abertura oficial, seguida da aprovação do regimento interno da conferência. A temática desta edição acompanha a da conferência nacional “Democracia e Direito à Cultura” e será pautada na palestra de Alexandre Gouveia Martins, representante do Ministério da Cultura em Santa Catarina.
Ainda pela manhã, depois da palestra, haverá a divisão entre os participantes em seis grupos para debater os eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
O evento terá intervalo para almoço e às 13h30 retomam-se as atividades com apresentação dos resultados de cada eixo e aprovação das propostas que serão encaminhadas para as versões estadual e nacional dos debates. Está prevista também, para a tarde, a eleição dos delegados indicados para participarem da conferência estadual, em que devem ser eleitos até 5% do número total dos participantes da conferência municipal.
Após as discussões e construções coletivas, será elaborada e aprovada a carta de Itajaí, que trará dados, proposições e registros das deliberações, identificando ainda os delegados eleitos para a etapa estadual. A programação da conferência encerra com a leitura e aprovação da atualização do Plano Municipal de Cultura de Itajaí.
O diretor executivo da Fundação Cultural de Itajaí, Vanderlei Lazzarotti, destaca a importância das conferências culturais. “Esta é a oportunidade de todos debaterem e participarem de discussões construtivas sobre os rumos da cultura na nossa cidade. As propostas refletirão também nas amplas discussões da conferência estadual e nacional”, revela.
Confira a programação detalhada:
Manhã
08h30 às 09h - Recepção | Credenciamento
09h às 09h20 - Abertura Oficial | Protocolo Oficial
09h20 às 09h40 - Aprovação do Regimento Interno da Conferência
09h45 às 10h15 - Palestra “Democracia e Direito à Cultura” - Mediação: Alexandre Gouveia Martins, representante do Ministério da Cultura10h15 às 12h - Divisão em seis grupos para debater os eixos:
Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 -Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais
Tarde
13h30 às 14h30 - Apresentação dos resultados de cada eixo
14h30 às 14h45 - Organização e execução da eleição dos delegados indicados para a Conferência Estadual (Eleitos até 5% do número de participantes)
14h50 às 15h - Elaboração e aprovação da carta de Itajaí
15h às 17h - Leitura e aprovação da atualização do Plano Municipal de Cultura de Itajaí | Encerramento
Informações adicionais:
Fundação Cultural de Itajaí - (47) 3349-1214 | cultura@itajai.sc.gov.br