Artistas e estudantes de artes de todas as áreas poderão aproveitar para participar de uma residência artística totalmente gratuita. Com o tema “infâncias dissidentes”, a residência será conduzida pelo artista Daniel Olivetto, de 6 a 13 de novembro, em formato híbrido, ou seja, com encontros on-line e presenciais. A residência é destinada ao público adulto e terá duração de 20 horas/atividade (14h de trabalho presencial e 6h de trabalho on-line). As inscrições estão abertas até 29 de outubro pelo site www.danielolivetto.com/infanciasdissidentes, com vagas limitadas.
“Infâncias Dissidentes” é uma residência artística para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negras, obesas, indígenas, PCDs, entre outras. Partindo das memórias, documentos e depoimentos sobre dissidências nas infâncias, serão desenvolvidos exercícios de composição coletiva e individual, buscando estimular a criação de processos artísticos em diferentes linguagens.
A ideia de criar essa residência surge em decorrência do trabalho de pesquisa do ator Daniel Olivetto, que investiga a proteção às infâncias dissidentes e sua presença na arte em seu trabalho de doutorado. “Precisamos problematizar nossas concepções sobre as infâncias, pensar de maneira plural. Eu não estou pensando nisso isoladamente. Há um grande movimento ativista e científico sobre infâncias que nos alertam para esta urgência. A proposta nesta residência é criar um espaço de convivência com as memórias de nossas diferenças, para propormos processos artísticos que compartilhem essas questões como perspectivas por outras infâncias e futuros melhores”, completa o artista.
Os encontros contarão com acessibilidade em libras e mediação sensorial tátil, mediante as necessidades apontadas pelos participantes no formulário de inscrição. Todas as ações serão realizadas em espaços com acessibilidade autônoma ou acompanhada para idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O projeto conta com recursos do Governo Federal e Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Itajaí.
Sobre Daniel Olivetto
Artista, produtor e professor de teatro. É Doutorando em Artes Cênicas, Mestre em Teatro e Licenciado em Artes Cênicas pelo CEART / UDESC. Integra a Cia. Experimentus desde 1999, na qual dirigiu e atuou em diversas montagens. Foi professor de Artes em escolas de Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis, e professor do Curso de Teatro da Casa da Cultura Dide Brandão. Em 2022 e 2023 trabalhou como assessor do Projeto Dramaturgias, do Sesc Santa Catarina, conduzindo o curso Dramaturgias da Atuação: Co-autorias e Escritas Pessoais.
Confira a programação:
06 de novembro (quarta-feira), das 19h às 22h
On-line / Introdução dos conceitos teóricos da residência
09 e 10 de novembro (sábado e domingo), das 10h às 13h e das 15h às 19h
Casa da Cultura Dide Brandão – Centro - Itajaí
Presencial / Processo prático de criação
13 de novembro (quarta-feira), das 19h às 22h
On-line / Reflexão final sobre processos desenvolvidos
Inscrições e Informações:
www.danielolivetto.com/infanciasdissidentes e (47) 99658-8714
29 de outubro de 2024
Projeto cultural oferece residência para artistas com tema infâncias dissidentes
Iniciativa foi contemplada no edital da Lei Paulo Gustavo de Itajaí
-
Orquestra de Câmara do Imcarti é atração do Música no Museu desta quarta-feira (04)02 de dezembro de 2024 Ver Mais
-
Grupo Kaiorra comemora 20 anos com apresentações no Teatro Municipal02 de dezembro de 2024 Ver Mais
-
Festival de Cinema Catarinense de Itajaí ocorre de quinta-feira (05) a sábado (07)02 de dezembro de 2024 Ver Mais