28 de março de 2025

Projeto artístico leva a técnica Underpainting para a Casa da Cultura Dide Brandão

A imersão nas técnicas de pintura foi ministrada pelo artista Fábio Matsushita, sobre as transformações no mundo da arte

O projeto "Underpainting: Do Clássico ao Contemporâneo", foi ministrado pelo renomado Artista Plástico e professor de desenho e pintura, Fábio Matsushita. Durante o encontro realizado nesta quarta (26) e sexta-feira (28), os participantes foram guiados por um processo didático que combinou teoria e prática, com uma compreensão mais detalhada sobre como os artistas clássicos utilizavam a técnica para definir a estrutura e profundidade das obras.
 
O evento proporcionou aos participantes uma imersão nas técnicas de pintura, com o processo do underpainting, que serve como base essencial para a criação de obras de arte, desde os mestres clássicos até as produções contemporâneas. Além disso, o professor mostrou como essa técnica foi adaptada e transformada ao longo do tempo, além da influência na produção de artistas modernos e contemporâneos.
 
O curso contou com a participação de artistas iniciantes e experientes, todos interessados em aprimorar as habilidades técnicas e ampliar o repertório artístico. Ele foi realizado na Casa de Cultura Dide Brandão, durante dois dias, para que os participantes pudessem trocar experiências, aprender novas abordagens e desenvolver a expressão artística. “Está sendo maravilhoso ver o trabalho, que com a mesma técnica, tem a diferença de estilos nos trabalhos que os alunos estão executando, sendo que todos estão fazendo o mesmo tema. Mas, cada trabalho é único, individual e bonito. Muito bom trabalhar e ver isso aqui”, explica o artista Fábio Matsushita.
 
O Artista Plástico, que possui vasta experiência tanto no campo da arte quanto da educação, compartilhou conhecimento de forma acessível e inspiradora, como incentivo para que cada participante pudesse explorar a própria voz e estilo através da pintura. A técnica de underpainting foi abordada para mostrar como ela pode ser usada para criar desde pinturas realistas até obras mais abstratas, unindo tradição e inovação.
 
“Acompanhei os trabalhos durante esses dois dias e fiquei impressionado com tanto aprendizado. Isso me deixa muito feliz, em ver que a Casa da Cultura é um espaço que respira arte de vários segmentos que atendem a nossa cidade”, explica o Diretor da Casa da Cultura, João Wenceslau.
 
O encontro reforça a importância da Casa de Cultura Dide Brandão como um centro de fomento à arte e à educação, com oportunidades de aprendizado e crescimento para a comunidade artística local.
 

Aguarde