02 de maio de 2025

Filme experimental estreia neste sábado com duas sessões gratuitas, em Itajaí

Produção traz reflexões da memória, saúde mental e da nossa estrutura social


A programação cultural do final de semana terá estreia de filme em Itajaí. O curta-metragem experimental “Como esse corpo cai” será exibido às 19h e 20h, na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí. O filme é uma produção da IZÔ Cultura e traz para a cena reflexões acerca da memória, da saúde mental e da nossa estrutura social.

“Como esse corpo cai” é um filme construído coletivamente, a partir da proposição da atriz Mariana Feitosa na Lei Paulo Gustavo do município de Itajaí. O desejo era criar um filme a partir da dramaturgia de mesmo nome, escrita por Mariana, e que já se tornou espetáculo teatral em 2023. Como mesclar teatro, referências das artes visuais e cinema em um filme experimental? Foi essa a pergunta que moveu a criação deste trabalho que reuniu as artistas Elaine Calove, Djuly Gava e Sarah Uriarte para pensarem a obra.

A dramaturgia que dá origem à obra foi escrita em 2020 pela atriz após uma oficina orientada pelo saudoso dramaturgo itajaiense Max Reinert. Explorando um estilo de escrita em fluxo de consciência, “Como esse corpo cai” é um convite para pensar sobre a vida, nossa existência, a forma como estamos nos organizando e vivendo enquanto sociedade e os pesos que levamos na trajetória.

O Projeto do filme “Como esse corpo cai” é uma produção da IZÔ Cultura através da Lei Paulo Gustavo com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, e com apoio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí.

Aguarde