O Programa Arte nos Bairros foi desenvolvido com o objetivo de levar arte e cultura às comunidades do município. Desde a sua retomada, em 2017, o programa já atendeu aproximadamente mais de 14 mil pessoas, de todas as idades, desde a primeira infância até a melhor idade.

Anualmente, a Fundação Cultural lança um edital de credenciamento de professores e professoras. A partir das propostas, avalia-se a demanda e interesse do público e programa-se a grade de oficinas artísticas, polos e oficineiros.

As oficinas do Arte nos Bairros contemplam atividades de prática artística e inserção.

As aulas ocorrem em locais públicos, salões paroquiais, escolas, entidades, associações de moradores e em instituições parceiras. Grande parte dos cursos contempla o nível básico, para inserção à modalidade.

Como se Inscrever?

Os cursos destinam-se aos moradores de Itajaí e as vagas são limitadas. Para efetivar a inscrição, os interessados devem entrar em contato por telefone ou e-mail, diretamente com o oficineiro (professor) do curso pretendido. Posteriormente, comparecer no local da aula para efetivar a matrícula. É possível enviar e-mail para artenosbairros@itajai.sc.gov.br ou deixar aqui no próprio site a manifestação de interesse para determinada oficina. Porém, isto não consolida a inscrição na oficina. Os responsáveis pelas crianças e adolescentes deverão assinar ficha de inscrição e apresentar os documentos solicitados pelos professores.

• Artes Visuais
  • Audiovisual
  • Cultura Popular
  • Dança
  • Expressões Afro-Brasileiras
  • Literatura
  • Teatro e Circo
  • Outros diversos
  • Criação de Bijuterias Artesanais
    Gustavo de Abreu Becker Trabalha no setor de cultura através da arte em diversos festivais pelo sul do Brasil, Artesanato e Arte de Rua, Formado em Economia Solidária.

.

• Artes Visuais
    Mariana da Costa Ferret Multiartista e Produtora Cultural. Atua com Arte educadora fazem 14 anos em escolas da região.

.

• Desenho
    Wagner André Cruz Kuhnen Artista Plástico, tatuador e baterista da banda Ninguém Sabe, está ministrando oficinas de Artes Visuais pelo programa Arte nos Bairros fazem 4 anos, e faz parte da Câmara Setorial de Artes Visuais de Itajaí.
  • Pintura em Tela
    Walmir Mauro dos Santos Professor, artista plástico autodidata, participou em diversas exposições, bienais e salões de arte no Brasil e exterior. Foi premiado inúmeras vezes em grandes eventos internacionais e nacionais.
  • Pintura de Desenho em Escolas
    José Eloy de Souza Pintor autodidata com várias exposições no Brasil e exterior. Há trinta anos exerce atividades de arte educação onde desenvolve atividades com alunos do ensino fundamental na cidade de Itajaí.
  • Pintura Figurativa
    Venâncio Domingos Neto Estudou desenho e pintura com seu pai e mestre Dinyz Domingos. É formado em artes visuais (licenciatura plena) pela Uniasselve. Participou de várias coletivas de arte e já realizou 4 mostras individuais.
  • Pintura em Tela
    Silvana Rocha