Itajaí já foi tema de música, documentário, poesia e reportagem. Agora, chegou a vez de a cidade ser retratada em História em Quadrinho (HQ). Nesta quinta-feira (21), o jornalista Juliano Andrade Silva lança a HQ Lama, escrita e desenhada por ele e que conta a história de um mistério ocorrido em Itajaí na década de 60. A trama de ficção traz fortes referências ao cotidiano da cidade, e se desenrola nos locais mais importantes da época, como o Porto, a Igreja Matriz e o Palácio Marcos Konder. O lançamento será no Hall do Teatro Municipal a partir das 19h30. A HQ foi desenvolvida com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Com base em fotografias antigas e verificação de outros prédios ainda preservados, Juliano Andrade Silva retratou nos quadrinhos um ambiente hostil de uma cidade provinciana que lutava para manter sua hegemonia portuária. Seu personagem principal, o jornalista Renato - inspirado num dos fundadores do extinto jornal “A Nação”, de Renato Mannes, trabalha num jornal charlatão vinculado aos poderosos da cidade, e está sempre escrevendo o que o editor manda. Renato, que adora histórias em quadrinhos e detetives, se cansa do trabalho na redação do jornal e passa a investigar por conta própria uma sequência de mortes que estavam acontecendo na cidade. E acaba fazendo uma descoberta que vai muito além da verdade que esperava.
Inspirado na arquitetura da cidade, nos contos de Franklin Cascaes e também na cultura açoriana, o autor trabalha com a visão maniqueísta católica, muito presente nesta cultura, na qual o bem e o mal estão em guerra buscando o equilíbrio celestial. Uma aventura que serve de plataforma para uma discussão filosófica sobre as verdades, as certezas e os valores da humanidade.
O nome do quadrinho - “Lama” faz referência direta ao desenrolar da história e a proximidade com o mangue que existe na Beira Rio, um dos cartões postais de Itajaí. A ideia para retratar a cidade nos quadrinhos veio após Juliano assistir ao filme Coração Satânico de Alan Parker que também ocorre na década de 60.
A HQ Lama será vendida por R$ 25,00 durante o lançamento no Teatro Municipal e também pode ser adquirida por meio da fanpage facebook.com/Fricsula.
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Itajaí: 3349-1214
Teatro Municipal: 3349-6447
Juliano Andrade Silva - autor: (47) 8457-6955