12 de junho de 2018

Programação folclórica comemora os 270 anos da Chegada dos Açorianos em Santa Catarina

Atração gratuita desta quarta-feira (13) vai ocorrer na Praça Arno Bauer

Para comemorar os 270 anos da chegada dos açorianos em Santa Catarina, o grupo de dança Eduxi vai propor uma programação folclórica gratuita na Praça Arno Bauer, em frente à Casa de Cultura Dide Brandão. As atrações sobre dança e música terão início às 14h desta quarta-feira (13). O evento tem parceria com a Câmara Setorial de Culturas Populares de Itajaí e recebe o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, por meio do Edital de Eventos Culturais Comunitários. A atração integra a programação de aniversário de 158 anos de Itajaí.

> Segundo corte do bolo dos 158 anos de Itajaí será no bairro Santa Regina
> Município resgata parte de sua história com reinauguração da Igreja Imaculada Conceição
> Banda Filarmônica comemora 30 anos com apresentação no Teatro Municipal

O evento contará com a presença de alunos da Rede Municipal de Ensino e colégios particulares. O intuito é comemorar os 270 anos da chegada dos primeiros açorianos principalmente a Itajaí, que possui uma forte ligação com a identidade da cultura dos estrangeiros.

Novo evento em agosto

O ano de 2018 foi instituído como o Ano dos Açores e a atração faz parte de uma programação estadual, onde várias cidades vão comemorar a data especial. Em Itajaí, a comemoração retorna no mês de agosto com a 2ª semana Cultural Lusitana de Itajaí. O projeto será viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).

A iniciativa vai contemplar a formação continuada para professores da rede Municipal de Ensino, artistas e folcloristas da Cultura Portuguesa e de base Açoriana. Serão realizadas mostras de dança e música com grupos folclóricos, além de desfiles pelo Centro e outros bairros de Itajaí.

Anos de história

Em 1748, o primeiro grupo de pessoas vindas do Arquipélago dos Açores, em Portugal, chegou a Santa Catarina. Ao todo, 461 açorianos a bordo de quatro barcos saíram da terra natal, instalaram-se aqui e fizeram deste lugar uma extensão da pátria que deixaram fisicamente. No coração e nas raízes, porém, permaneceram intactos os princípios e costumes do lugar de origem. Tradições que aos poucos foram inseridas na nova casa, agregadas à rotina do povo da região e que transformaram a cultura e a história de Itajaí e Santa Catarina.

Segundo o historiador e professor Edison d’Ávila, foram pessoas majoritariamente luso-açorianas de São Francisco do Sul, Florianópolis, Armação do Itapocorói e São Miguel da Terra Firme que formaram o primeiro grupo de moradores de Itajaí. Devido ao porto e à posição geográfica junto à foz do Rio Itajaí-Açú, a cidade recebeu moradores de outros pontos do estado, do país e também do exterior.

Esta contribuição estrangeira cresceria com a fundação das primeiras colônias no interior do Vale do Itajaí, em meados do século 19, com numerosos contingentes de alemães, italianos e poloneses.

Mesmo com a variedade de etnias imigrantes que constituíram a população itajaiense, a marca cultural prevalecente da cidade foi a luso-açoriana. Nas festas e tradições populares, artesanato, culinária e no linguajar do povo, se observa expressões da cultura de base dos açorianos.

Clique aqui e fique por dentro de todas as notícias dos 158 anos de Itajaí.

14h – Abertura solene do evento (com Célia Pedro e Cristiano Mendonça)
14h15 – 270 anos de história: Rancho Folclórico Eduxi (Itajaí)
15h – Grupo Açor Sul Catarinense: Sombrio/SC
15h45 – Rancho Folclórico Eduxi
16h30 – Boi de Mamão de Itajaí: Terno de Reis (cantores da paz e rancho folclórico Eduxi)
17h15 – Foto oficial no final do evento com os trajes.

Fundação Cultural de Itajaí