18 de março de 2019

Inscrições abertas para os cursos do programa Arte nos Bairros

São oferecidos gratuitamente 25 cursos em 44 polos espalhados pela cidade

Inscrições abertas para os cursos do programa Arte nos Bairros

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do programa Arte nos Bairros. Neste ano, o projeto inicia as atividades com a oferta de 18 cursos e aulas em 44 polos espalhados pela cidade. Em torno de 2,4 mil pessoas participaram do programa no ano passado e a meta da Fundação Cultural de Itajaí é ampliar esse número em 2019. A partir de abril, mais sete cursos serão oferecidos à comunidade.

> Leia mais notícias sobre Cultura

O superintendente de Fundações do município, Normélio Pedro Weber, comenta que a maioria dos polos que tiveram aulas no ano passado estão retomando as atividades e abrindo novas turmas para iniciantes. Em 2019, serão 41 professores contratados pela Fundação Cultural para o programa. Para ele, a grande procura é sinal de que o Arte nos Bairros atende aos anseios da população, ampliando o acesso à arte e à cultura.

“O Arte nos Bairros é hoje um dos programas de maior sucesso na área cultura em Santa Catarina. No ano passado foi premiado como exemplo de gestão pública da cultura no Estado, porque é um programa que consegue mexer com a cidade como um todo, oferecendo cursos em todos os bairros e interior”, afirma Weber.

Como se inscrever

Para se inscrever no programa, os interessados devem se dirigir aos polos onde as aulas serão realizadas com um documento de identificação com foto (consulte a lista de polos e horários de atendimento no fim da página). Em 2019, as oficinas ocorrem em locais públicos, salões paroquiais, escolas, entidades, associações de moradores, entre outros pontos.

Os cursos com inscrições abertas são: ballet clássico, ballet método cubano, danças urbanas, dança regional e criativa, patinação, instrumentos de sopro (saxofone, flauta, clarinete, trompete, bombardino e trombone), violão, artesanato, teatro, argila, desenho, capoeira, coral infantil, boi de mamão, bateria e percussão. As inscrições seguem até as vagas esgotarem; alguns cursos terão turmas iniciantes e intermediárias.

A partir de abril, sete novas oficinas serão incluídas no programa. As novidades são os cursos de Dj e de maracatu. Além desses, serão oferecidas aulas de teclado, mosaico, entalhe em madeira, musicalização e canto. O cronograma completo com os horários das aulas pode ser conferido na Casa da Cultura Dide Brandão.

Sobre o Arte nos Bairros

Reativado em 2017 pela Fundação Cultural de Itajaí, o programa Arte nos Bairros tem como proposta levar arte, cultura e entretenimento de qualidade às comunidades do município. Em torno de 4,5 mil pessoas já participaram da iniciativa.

Confira os cursos disponíveis em 2019:

Argila
Artesanato
Ballet clássico
Ballet método cubano / Alícia Alonso
Bateria
Boi de mamão
Capoeira
Coral infantil
Dança regional e criativa
Danças urbanas
Desenho
Instrumentos de sopro
Patinação
Percussão
Pintura artística em muros e murais
Teatro para músicos
Violão

Novos cursos em abril:

Canto
Entalhe em madeira
Maracatu
Mosaico
Musicalização
Oficina de DJ
Teclado

> Arquivo com os polos dos cursos em anexo logo abaixo.

_____________________________
Fundação Cultural de Itajaí