A 22ª edição do Festival de Música de Itajaí trará para a cidade 39 oficinas de diferentes instrumentos e processos musicais. As inscrições para participar dos workshops já estão abertas e podem ser realizadas através do site da Fundação Cultural. O número de vagas é limitado, de acordo com a disposição do local da oficina.
> Leia mais notícias sobre Cultura
Considerado uma das maiores e mais tradicionais mostras musicais de Santa Catarina, o Festival de Música de Itajaí busca contemplar a formação e qualificação dos músicos participantes. Neste ano, estão confirmados professores renomados, como Nelson Faria, Marco Pereira, Pablo Trindade, Zé Alexandre Carvalho, Alegre Corrêa, Daniela Spielmann, Sérgio Freitas, Bárbara Biscaro, Marcelo Martins, Robertinho Silva, Paulo André, entre outros.
As inscrições serão apenas online, no site da Fundação Cultural, por meio de preenchimento de formulário. O link pode ser acessado aqui. Cada participante poderá se inscrever em apenas uma oficina por horário, podendo frequentar até cinco oficinas durante o período do festival. Para participar os alunos devem trazer seu instrumento, conforme a modalidade escolhida. Os cursos têm duração de duas horas por dia.
O valor das oficinas varia de acordo com a quantidade que o participante optar, ganhando descontos progressivos. Estudantes que apresentarem vínculo estudantil, jovens de 15 a 29 anos de baixa renda, pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, doadores regulares de sangue, menores de 18 anos e professores da educação básica (conforme legislação estadual) pagam metade do valor total das oficinas e de shows do Festival de Música. O pagamento deverá ser feito por depósito identificado no nome do participante ou por transferência bancária.
Os alunos das oficinas também terão direito a alguns ingressos para assistir aos shows do 22º Festival de Música de Itajaí, mediante a retirada na bilheteria do Teatro Municipal até 24h antes da apresentação. Após esse período, a produção do Festival disponibilizará as entradas reservadas para venda. O número de ingressos varia conforme a quantidade de oficinas inscritas. Mais informações ou o esclarecimento de dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail oficinasfestivaldemusicaitajai@gmail.com.
Oficina de produção artístico-cultural abre o festival
Para abrir oficialmente o Festival de Música, Jô Braska Negrão ministra a oficina de Produção Artístico-Cultural. Diretora e produtora cultural há mais de 30 anos, ela orienta a concepção, produção e organização de eventos. A oficina acontece no dia 30 de agosto, às 9h30, no Teatro Municipal e é gratuita.
Ainda no primeiro dia, ocorre também o painel “Vivências no Mercado Musical – Desafios e Perspectivas”, no Teatro Municipal. O bate-papo coloca em discussão a produção de eventos e artistas nos eixos de Recife (PE), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Estão confirmados nomes como Teo Ruiz (FIMs), Ivanna Tolotti (Tum Festival), Claudia Assef (Womens Music Event) e Paulo André (Abril Pro Rock).
O 22º Festival de Música de Itajaí é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal. A organização do evento é da Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues, Câmara Setorial de Música e Coral de Itajaí e Prefeitura Municipal. O evento tem patrocínio de Bistek, Wega, Brasfrigo, Embrast, Cantu Pneus e BSC.
Confira a lista completa de oficinas do 22º Festival de Música de Itajaí:
Acordeon – Alessandro Kramer
Arranjo – Rafael dos Santos
Bateria Avançado – Celso Almeida
Bateria de Escola de Samba – Chico Santana
Bateria Intermediário – Celso Almeida
Big Band – Rafael dos Santos
Canto Coral MPB – Pablo Trindade
Composição Musical – Marco Pereira
Contrabaixo Acústico – Zé Alexandre Carvalho
Contrabaixo Elétrico Avançado – Rafael Calegari
Contrabaixo Elétrico Intermediário – Rafael Calegari
Coro Infanto-Juvenil: Boas Notas pra cantar – Hortência Vechi
Corpo Vocal – Bárbara Biscaro
Criação e Filosofia Musical – Alegre Corrêa
Engenharia de Som - Entendendo o processo de um fonograma – Stéfanos Pinkuss
Flauta – Daniela Spielmann
Guitarra Avançado – Nelson Faria
Guitarra Intermediário – Nelson Faria
Harmonia: teoria e análise de repertório tonal – Sérgio Freitas
Improvisação – Nelson Faria
Instrumentos de Sopro Avançado – Marcelo Martins
Instrumentos de Sopro Intermediário – Marcelo Martins
Jogos Musicais para sala de , um curso de Uirá Kuhlmann – Marco Antônio Jaguarito
Laboratório da Canção – Bruno Kohl
Música para Deficientes Visuais – Isabel Bertevelli
Oficina de Produção Artístico-Cultural – Jô Braska
Percussão – Robertinho Silva
Percussão e educação musical para crianças e adolescentes com autismo – Rodrigo Paiva
Piano – Edson Santana
Prática de Banda Marcial - Metais e Percussão – Fernando Dedos
Prática de Choro – Daniela Spielmann
Prática de Conjunto – Edson Santana
Produção Artística de Shows – Nani Lobo
Produção Musical – Paulo André
Teclado Avançado – Caio Muniz
Teclado Intermediário – Caio Muniz
Técnica Vocal Avançado – Juliana Amaral
Técnica Vocal Intermediário – Juliana Amaral
Violão Avançado - Técnicas de Arranjo para Violão Solo – Marco Pereira
Violão Intermediário - A arte do violão de acompanhamento – Marco Pereira
______________________
Informações adicionais:
Fundação Cultural
(47) 3349-1214