A terceira edição do Festival Literário de Itajaí (FLI) terá um grande nome da literatura brasileira na programação. Cristóvão Tezza, ganhador do mais tradicional prêmio da literatura do país – prêmio Jabuti – será responsável pela abertura do evento, que ocorre nos dias 07, 08 e 09 de novembro. Tezza abordará o tema da 3ª edição: Literatura Liberta.
Cristóvão é autor do romance “O filho eterno”, que recebeu o prêmio Jabuti em 2008 na categoria romance. A obra também se destacou em outros diversos prêmios e foi considerado pelo Jornal O Globo uma das dez melhoras obras de ficção da década. O romance foi lançado em mais de 15 países do mundo em 2010. A palestra ocorrerá no auditório da Casa da Cultura Dide Brandão, a partir das 19h do dia 07 de novembro (quinta-feira), com entrada gratuita.
O Festival Literário, realizado pela Fundação Cultural de Itajaí por meio da Câmara Setorial de Literatura, contará com mais de 25 atrações para todos os tipos de públicos. A Casa da Cultura concentrará as atividades, entre as quais oficinas, contações de histórias, mesa redonda, lançamento de livro itajaienses e muito mais.
Outros nomes como Milu Leite (vencedora do Prêmio Jabuti em 2006), Renato Marconi (finalista do Prêmio Jabuti em 2011) e Eduardo Lacerda (finalista do Prêmio Jabuti em 2014) integram a programação com oficinas e mesas redondas.
A iniciativa da Fundação Cultural tem como objetivo dar visibilidade à literatura local e regional, bem como potencializar a formação de leitores, além de trazer opções culturais à nossa comunidade. A programação conta ainda com shows regionais, feiras de livros e atividades para crianças.
Confira a programação completa do 3º Festival Literário de Itajaí e participe!
07 DE NOVEMBRO | QUINTA-FEIRA
8h30 às 12h – Oficina de poesia
“Entre Palavra e Imagem” com Telma Scherer
>> Telma Scherer é artista e professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, na área de literatura brasileira. Publicou “Lugares ogros” (2019), “Entre o vento e o peso da página” (2018), e três livros de poesia. Realizou pós-doutorado em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos.
8h30 às 12h – Oficina de escrita criativa
“Narrativas Maleáveis” com Milu Leite
>> Milu Leite é formada em jornalismo com três livros lançados: “O dia em que Felipe sumiu” (Prêmio Jabuti, categoria juvenil, em 2006), “O dia em b apareceu”, “De passagem”. Lança nesta edição da Feira de Itajaí o seu último livro: “Abecedário feminino”.
11h às 19h – Feira de livros e escritores independentes
12h às 13h – Pocket Show
“Siri na Lata” com Carlos Cória e Banda
14h30 às 15h – Contação de histórias
“Memórias do Mundo” com Édina Calegaro
16h às 18h – Roda de Conversa
“A Cena Literária em Itajaí” com Mafê Probst, Martha Wibbelt, Samuel da Costa e Nilson Weber
Mediação: André Soltau
18h às 19h – Lançamento de livros
Autores de Itajaí
19h às 21h – Palestra
“Literatura Liberta” com Cristóvão Tezza
Apresentação: Kátia Nascimento
>> Cristóvão Tezza é autor do romance “O filho eterno”, que recebeu o prêmio Jabuti em 2008 na categoria romance. A obra também se destacou em outros diversos prêmios e foi considerado pelo Jornal O Globo uma das dez melhoras obras de ficção da década. O romance foi lançado em mais de 15 países do mundo em 2010.
08 DE NOVEMBRO | SEXTA-FEIRA
8h30 às 12h – Oficina de gestão
“Gestão de Carreira Literárias” com Andressa Tabaczinski
>> Andressa Tabaczinski é médica psiquiatra, escritora, editora e instrutora do Carreira Literária. Em 2018 lançou a biografia “Rúbia - na batida da periferia” e o romance “Crisálida”.
8h30 às 12h – Oficina de conto
“Arte da Brevidade – De Tchekov a Dalton Trevisan” com Daniel Osiek
>> Daniel Osiecki é professor de literatura, crítico literário e escritor. É colunista da Kotter Editorial, de Curitiba. Publicou os livros Abismo (2009), Sob o signo da noite (2016), fellis (2018), Morre como em um vórtice de sombra (2019) e Trilogia Amarga (2019).
11h às 19h – Feira de livros
Editoras e escritores independentes
12h às 13h – Poesia de rua
“SLAM” com o movimento Colisão Hip Hop
14h30 às 15h – Contação de histórias
“Histórias do Povo da Goela da Língua e dos Beiços do Gigante Itajaí” com Wladimir Mafra
17h às 18h – Show
“O Caçador de Poesias” com Chico Preto e Banda
18h às 19h – Lançamento de livros
Autores de outras cidades
19h às 21h – Mesa redonda
“Editoras Independentes e Bibliodiversidade” com Eduardo Lacerda e Flávia Iriarte
Mediação: Anderson Bernardes
09 DE NOVEMBRO | SÁBADO
8h30 às 12h – Oficina de artes integradas
“Paralelepípedo Poema” com Marcoliva
>> Marcoliva é artista multimídia. Cantor, compositor, ceramista e escritor. Publicou os livros Dupla Poesia, com Marli Silveira, De A a Z, uma história poética da brincadeira do Boi-de-Mamão na Ilha de Santa Catarina e Paralelepípedo Poema.
8h30 às 12h – Oficina de romance
“De Passagem: O Olhar Estrangeiro na Criação Literária” com Vera Saad
>> Vera Saad é jornalista, mestre em Literatura e Crítica Literária e doutora em Comunicação e Semiótica, autora dos romances Dança sueca (Patuá, 2019) e Telefone sem fio (Patuá, 2014) e do livro de contos Mind the gap (Patuá, 2011).
9h às 18h – Feira de Livros
Editoras e escritores independentes
9h às 10h – Show Infantil
“Primeiros Passos, Primeiras Notas” com Willian Goe, Bárbara Damásio e Ricardo Domingues
10h30 às 11h – Contação de histórias
“A Menina do Circo” com Janaira Reis
11h às 12h – Lançamento de livros
Autores de Obras de Infanto-Juvenis
14h30 às 16h30 – Mesa Redonda
“Literatura para a Infância” com Glória Kirinus e Renato Moriconi
Mediação: Caroline Carvalho
>> Gloria Kirinus nasceu no Peru e vive no Brasil desde 1970. Graduada em Letras-Português, especialista e mestre em Literatura Brasileira, doutora em Letras e pós-doutorada pela Université Paris Descartes.
>> Renato Moriconi estudou artes plásticas e design gráfico. Tem mais de quarenta livros publicados no Brasil, França, México e Coreia do Sul. Recebeu os prêmios de Melhor Livro-Imagem (2011) e de Melhor Livro Para a Criança (2012), pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Foi finalista do prêmio Jabuti em 2011.
16h30 às 17h30 – Poesia na Praça
Sarau “Liberte Seu Imaginário”
17h30 às 18h – Lançamentos de livros
Literatura Liberta
18h às 20h – Mesa redonda
“Literatura Negra” com Eliane Debuss e Plínio Camilo
Mediação: André Pinheiro
>> Eliane Debus é mestre em Literatura Brasileira e doutora em Letras, professora no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da UFSC, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação. Membro do Grupo de Estudos de LIBEC, da Universidade do Minho, Braga/Portugal.
>> Plínio Camillo é formado em Estudos Linguísticos, escritor, ator e educador social, tendo atuado com crianças e adolescentes de rua.
20h30 às 23h – Show de encerramento
“O Som da Palavra” com Marcoliva Quinteto
Local: Mercado Público de Itaja
_____________________________________
Informações adicionais:
Fundação Cultural
(47) 3349-1214