17 de março de 2020

Município de Itajaí declara situação de emergência em saúde pública em decorrência do coronavírus

Município de Itajaí declara situação de emergência em saúde pública em decorrência do coronavírus

O Município de Itajaí declara situação de emergência em saúde pública e estabelece medidas de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública em razão da pandemia de coronavírus (COVID-19). A partir do decreto municipal n° 11.868/2020, deverão ser publicadas novas medidas para enfrentamento à doença em todo o município.

> SAIBA MAIS:
Leia todas as notícias sobre coronavírus

Com o decreto, o Município recomenda que a população evite ambientes com aglomeração de pessoas, devendo ser evitado shows, eventos em ambientes fechados, casas noturnas, shopping, festas particulares e similares.

Em reunião na manhã desta terça-feira (17) com gestores municipais, o prefeito Volnei Morastoni atualizou a situação na cidade e reforçou que medidas mais restritivas deverão ser tomadas para evitar a transmissão da doença.

O número de casos suspeitos de coronavírus em Itajaí subiu para 43 nesta terça-feira (17). Destes casos, 10 já foram descartados e outros 33 aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. Ao todo, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde monitora em domicílio 178 pessoas que viajaram para o exterior, sejam elas assintomáticas ou sintomáticas à doença.

“Embora não tenhamos nenhum caso confirmado de coronavírus em Itajaí, precisamos ter consciência de que a transmissão dessa doença é muito rápida e não podemos contar com a sorte. Cada pessoa também deve ser responsável, evitar aglomerações, manter a devida higienização das mãos e buscar ajuda se apresentar sintomas”, afirma Morastoni.

Cancelamentos de atividades promovidas pela administração pública, bem como outras medidas de enfrentamento à doença nas mais diversas áreas serão divulgados ao longo dos próximos dias por meio de portarias e instruções normativas das secretarias municipais.

O decreto municipal também dispensa o processo de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento desta emergência em saúde pública. Além disso, estabelece o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento do Coronavírus como responsável pelo monitoramento e realização das ações necessárias ao combate da epidemia em Itajaí.

Oficializado Comitê de Enfrentamento
Outro decreto é o de n° 11.866/2020, que cria oficialmente o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus. Em atividade desde sexta-feira (13), o grupo composto por 32 representantes das iniciativas pública, privada e da sociedade civil organizada tem como missão planejar, organizar e controlar ações de prevenção à transmissão do vírus, bem como divulgar à população informações relativas a essas ações.

São realizadas reuniões diárias para, com muita responsabilidade, definir as melhores estratégias para Itajaí. A partir do Comitê, também foi criado um grupo técnico para debater questões pontuais da pandemia no município.

A população deve evitar as notícias de fontes duvidosas. Informações confiáveis sobre a situação no município podem ser obtidas pelo site itajai.sc.gov.br/coronavirus, atualizado diariamente para bem atender toda a população.

Aguarde