22 de junho de 2020

Vamos ao Teatro terá apresentações online de grupos itajaienses

Transmissão ao vivo de espetáculos começa neste domingo (28), às 19h

Vamos ao Teatro terá apresentações online de grupos itajaienses

O teatro itajaiense vai ganhar espaço nas transmissões online nos próximos meses. A Fundação Cultural de Itajaí adaptou o projeto Vamos ao Teatro, que ocorria no Teatro Municipal, para o ambiente online. Os dez grupos locais contemplados no edital vão apresentar espetáculos virtuais gratuitos para a população. A programação começa neste domingo (28), às 19h, com a Cia de Humor Os Mequetrefes.

As apresentações online serão quinzenais, sempre aos domingos, às 19h. Os espetáculos serão veiculados nas redes sociais dos grupos participantes e replicados nas mídias da Fundação Cultural e da Prefeitura de Itajaí. Serão contemplados com as apresentações virtuais os grupos: Cia de Humor Os Mequetrefes, Cia Experimentus, Eranos Círculo de Arte, Cia Mútua, Karma Cia de Teatro, Bagagem Cênica Cia de Teatro, Grupo Risco de Teatro, Grupo Porto Cênico, Téspis Cia de Teatro e Atuar Produções Teatrais.

“Essa adaptação do projeto Vamos ao Teatro permitirá aos grupos de teatro itajaienses um respiro neste momento tão difícil de pandemia. São praticamente três meses sem contato com o público, que é essencial nesta arte. Além disso, o projeto vai garantir a comunidade acesso a apresentações de qualidade, mantendo o distanciamento e isolamento social tão necessários neste momento”, comenta a diretora executiva da Fundação Cultural, Schibian Philemonn Oliveira Costa.

Os Mequetrefes estreiam versão online

Neste domingo (22), a Cia de Humor Os Mequetrefes estreia a versão online do Vamos ao Teatro com o espetáculo “Que live é essa?”. A live interativa foi baseada e adaptada a partir dos jogos que compõe o espetáculo de improvisação “Missão ImproRiso”.

A improvisação é diretamente dependente de plateia para composição das cenas e da dramaturgia do espetáculo. Por isso, os atores do grupo apresentarão um espetáculo online baseado em interação direta com a plateia através da plataforma Zoom. O uso desta ferramenta visa reaproximar os atores do público, além de ser uma nova maneira restabelecer o contato, devido ao afastamento provocado pela pandemia de coronavírus. O formato de apresentação também busca inovar na forma de contato e diálogo dentro do distanciamento.

A Cia de Humor vai abrir inscrição para 20 pessoas participarem pela plataforma Zoom, onde haverá interação com os atores. As inscrições podem ser feitas neste link, preenchendo um cadastro antecipado. Os demais interessados poderão acompanhar pelo canal do YouTube da companhia e interagir pelo chat. No final da apresentação ainda haverá um bate-papo com os atores.

Confira os espetáculos já agendados para o Vamos ao Teatro:

28/6 – Os Mequetrefes, 19h
12/07 – Cia Experimentus, 19h