06 de agosto de 2020

Conservatório de Música de Itajaí apresenta vídeo collab com alunos

Atividade de finalização do semestre é mais uma adaptação da instituição aos tempos de pandemia

Conservatório de Música de Itajaí apresenta vídeo collab com alunos

O curso de iniciação ao violão do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues integra o calendário de “Programas e Projetos” da instituição. Com a coordenação do professor Thales Nunes, atende crianças e adolescentes de sete a 14 anos com objetivo de direcionar os alunos desde os estágios iniciais do aprendizado do instrumento até o momento em que estejam preparados para a prova prática do processo seletivo do curso de violão do Conservatório.

Nesse período de pandemia, a prática coletiva também foi adaptada para o formato online. Com a ajuda e envolvimento das famílias, as crianças e adolescentes do programa aderiram ao ensino à distância por meio da plataforma virtual “Google Classroom”.

No desenvolvimento do curso online, o professor Thales Nunes viu a necessidade de adaptar os conteúdos trazendo para o curso vídeoaulas de assuntos abrangentes, como trilha sonora de games e filmes, vida e obra de compositores e instrumentistas, além de conteúdos básicos da música como as propriedades do som e a música minimalista que acabou gerando a composição “Sabi”, apresentada coletivamente no vídeo.

“O vídeo reuniu 23 alunos do programa em oito grupos de violão. A composição nesse formato minimalista possibilitou que alunos iniciantes e mais avançados pudessem tocar juntos aplicando técnicas como ostinato, com base na pulsação e repetição de motivos melódicos. Foi muito importante no processo a participação efetiva das famílias dando o suporte necessário para as gravações e participação nas aulas” comenta o professor Thales Nunes.

Ao final de todos os semestres, os alunos da prática coletiva de violão para crianças e adolescentes apresentam um recital. Neste ano, o vídeo collab foi uma forma de apresentar o recital online.

Durante o desenvolvimento do curso, o aluno aprende deste a técnica de segurar o instrumento de forma adequada até o desenvolvimento da leitura de cifras, ritmos e partituras. Praticando estes elementos durante todo o curso, aprende também as funções diversas do violão, um instrumento que pode realizar performances como solista ou em formações musicais tais como duos, trios, quartetos, cameratas, bandas e orquestras.

As inscrições para a prática coletiva de violão para crianças são abertas sempre no início do ano. Para participar é preciso ter entre sete e 14 anos e residir em Itajaí. O curso faz parte dos programas e projetos de extensão da Instituição que tem como objetivo atender a comunidade promovendo a formação musical e de platéia.

Confira aqui o vídeo collab da Prática Coletiva de violão para crianças do Conservatório: música Sabi; professor Thales Nunes.

PARA SABER MAIS:

Vídeo Collab: É um termo que se refere a “colaboração”, ou seja, um vídeo colaborativo. Prática musical muito usada em tempos de pandemia quando as pessoas não podem se encontrar pessoalmente pra fazer música, então gravam de suas casas para dar visibilidade nas redes sociais a um projeto em comum ou instituição.

Sabi: Nome da composição de Thales Nunes apresentada no vídeo; palavra japonesa que se refere a beleza profunda e tranquila que surge com a passagem do tempo nas coisas.

Música minimalista: produção musical que reúne características como repetição frequente de pequenos trechos, motivos melódicos com variações através de grandes períodos de tempo ou estáticos, com ritmos quase “hipnóticos”.

Aguarde