23 de fevereiro de 2021

Evento on-line pauta questões sobre a cultura afro e de terreiro

Projeto tem o patrocínio da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí

Evento on-line pauta questões sobre a cultura afro e de terreiro

No dia 28 de fevereiro (domingo), a partir das 10h, acontecem quatro lives sobre a cultura afro e de terreiro. Os eventos vão apresentar a temática através da música, dança, culinária e artes plásticas. O projeto, idealizado pelo produtor André Trindade e patrocinado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, será transmitido pelo canal do YouTube do Terreiro (www.youtube.com/coxixogaucho).

O assunto da primeira live, às 10h, será “Mitologia e Dança dos Orixás na Umbanda e Candonblé”. Às 13h, a segunda live trará como tema de destaque “Curimba de Terreiro, com Pontos e Cantigas dos Orixás e Guias”. Já a live das 16h, apresentará a “Gastronomia de Terreiro – acarajé, vatapá e caruru e também ajebó de Xangô para prosperidade”. Haverá ainda um bate-papo sobre as diferenças culturais conforme as influências ritualísticas e regionais. Encerrando os diálogos remotos, às 18h, ocorrerá a live “Macumbaria”, com Juliana de Passos, diretamente da Grande Florianópolis.

Durante as transmissões, a artista visual Neusa Melissa do Espírito Santo produzirá uma obra em acrílico sobre tela, que posteriormente será doada para o acervo da Casa da Cultura Dide Brandão de Itajaí.

O idealizador do evento acredita que a vivência de terreiro ensina muitas coisas: “É um universo vasto de possibilidades. Seja Umbanda ou Candomblé, é sem explicação, um oceano sem fim regado de cultura que vai além desta vida”, afirma o proponente do projeto, André Trindade.