01 de maio de 2022

Encerramento do 5º Encontro Internacional de Etnias reuniu delegações de cinco países em Itajaí

Array

Na manhã do sábado (30), grupos artísticos do Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia e México reuniram-se para o encerramento das atividades do 5º Encontro Internacional de Etnias, que ocorreu em Itajaí nos dias 25, 26 e 30. As delegações desfilaram e apresentaram danças típicas de seus países, no evento que movimentou a rua Hercílio Luz, com mais de 130 artistas. O público prestigiou e se surpreendeu com as atrações.

Os convidados do encontro foram o Grupo Parafolclórico Vaiangá do Pará (Brasil), Ballet Folklorico Perfume de Carnaval (Argentina), Grupo Raza Guarani (Paraguai), Grupo Folklorico Canindeyú Mbarete (Paraguai), Associação Folclórica “Mis Memórias” (Colômbia) e Ballet Folclórico de la Universidad Del Estado de Hidalgo “Tollan” (México). De Itajaí, também integraram as apresentações o Rancho Folclórico Eduxi, Rancho Parafolclórico Arte nos Bairros e o Grupo de Danças Ubuntu - Artes Nos Bairros, que fez sua estreia representando as expressões afro-brasileiras.

A aposentada Elisabeth Tania Ramos Onofre prestigiou as apresentações do encontro: “Estou muito satisfeita por Itajaí acolher as tradições, dar visibilidade e receber aqui nossos hermanos”, revelou. Já Karoline Gonçalves, jornalista e produtora cultural, se surpreendeu com o que viu: “Sai para caminhar e fiquei surpresa com isto aqui. Muito bom encontrar estas manifestações artísticas de forma acessível, na rua, para toda a população”, disse.

Segundo Rudimar do Nascimento, um dos organizadores do evento, fundador representante do Grupo Tropeiros do Litoral e delegado da Associação Internacional Folclore Latino Americano (AIFL), esta edição foi ainda mais especial: “É uma satisfação e uma honra muito grande sediarmos no Brasil, em Santa Catarina e aqui em Itajaí, este 5º Encontro Internacional de Etnias. É o primeiro festival do mundo de danças populares que está acontecendo depois da parada que tivemos por conta da pandemia”, afirmou.

“O que vocês fizeram aqui alegrou a cidade, nos tocou muito. Nossa Itajaí ficou ainda mais rica com a presença de todos vocês, com o colorido e a riqueza das manifestações populares aqui apresentadas. Voltem sempre que quiserem”, ressaltou Normélio Pedro Weber, superintendente administrativo das Fundações de Itajaí, durante o encerramento.

Em resposta, Moisés Hernades, presidente da AIFL, agradeceu aos brasileiros e itajaienses pela recepção. “Nos sentimos acolhidos e valorizados aqui. Nosso desejo é de muito em breve voltar. Que no próximo ano a gente se reencontre”, almejou

O Encontro de Etnias é uma realização do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e AIFL. Em Itajaí, a iniciativa ocorreu com o apoio do Município de Itajaí, por meio de Fundação Cultural, Câmara Setorial de Culturas Populares vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, e Programa Cultura e Travessura da Secretaria Municipal de Educação.

Aguarde