22 de junho de 2022

Diretor de teatro Márcio Abreu faz fala aberta ao público em Itajaí

Atividade integra projeto contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura

Diretor de teatro Márcio Abreu faz fala aberta ao público em Itajaí

Neste sábado (25) e domingo (26), Itajaí recebe pela primeira vez o diretor, ator e dramaturgo Márcio Abreu, do Rio de Janeiro, para uma oficina para artistas. As vagas para participar da oficina já estão esgotadas, mas sábado (25), às 19h, o artista fará uma conversa aberta ao público para falar sobre arte no Brasil, linguagens artísticas, formas de resistir e responder perguntas. O encontro será na Itajaí Criativa Residência Artística, no Centro.

Márcio Abreu é um dos maiores nomes do teatro brasileiro contemporâneo em direção e dramaturgia. Assinou direções de espetáculos da Companhia Brasileira de Teatro e do Grupo Galpão, como, por exemplo, “Preto” e “Nós”, que estiveram na última edição do Festival Toni Cunha, em 2019. Ele trabalha com foco na articulação e criação de novas escritas para a cena e na interseção entre os diversos campos da arte. Já recebeu indicações e prêmios prestigiados no Brasil, como Shell, Bravo, APCA e APTR.

A vinda do diretor a Itajaí é inédita e faz parte da quarta edição do evento Conexões Contemporâneas, promovido pela Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Itajaí. Na oficina preparada para a cidade, de nome “Dramaturgias, Performance e Processos Criativos”, Abreu partirá de dramaturgias de obras como “Vida”, “Projeto Brasil”, “Maré”, “Preto”, “Nós” e “Outros” para analisar e pensar aspectos relacionados à composição, sonoridades, relações como real, presença, fisicalidades e articulação de linguagens múltiplas. A oficina acontece sábado e domingo, das 10h30 às 18h, na Itajaí Criativa Residência Artística.

O 4º Conexões Contemporâneas é um projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e do Município de Itajaí; e do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura com patrocínio da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado.

A Itajaí Criativa Residência Artística está localizada na rua Dr. Pedro Ferreira, nº 222, no Centro.