18 de outubro de 2022

2º Cena Itajaí apresenta cinco espetáculos gratuitos

Peças teatrais são para todas as idades e ocorrerão de 27 a 29 de outubro, no Teatro Municipal

2º Cena Itajaí apresenta cinco espetáculos gratuitos

Cinco espetáculos teatrais, contemplados no edital de credenciamento de intervenções artísticas e compra de espetáculos, integram a programação do 2º Cena Itajaí - #OTeatroDaqui, que acontecerá de 27 a 29 de outubro. As peças têm classificação livre, destinam-se a pessoas de todas as idades e serão apresentadas no Teatro Municipal de Itajaí. A programação é 100% gratuita.

O Cena Itajaí - #OTeatroDaqui nasceu no ano passado com o intuito de dar visibilidade às produções culturais contempladas no edital, impulsionar e valorizar a cena teatral itajaiense que, assim como outros diversos segmentos, foi diretamente impactada com a pandemia. O evento, realizado pelo Município de Itajaí e pela Fundação Cultural de Itajaí, também busca presentear o público com apresentações artísticas para toda a família, contribuindo ainda para a formação de plateia.

O superintendente administrativo das Fundações de Itajaí, Normélio Pedro Weber, explica que além destes cinco espetáculos que serão apresentados no Cena Itajaí, há diversas produções que integram a programação de outras iniciativas do município. “O Cena Itajaí surgiu com a proposta de uma mostra local e foi construído a partir de contribuições da Câmara Setorial de Teatro e Circo, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí. Dialogamos constantemente com os artistas para acharmos meios e ideias para os profissionais do segmento trabalharem e seguirmos fomentando cultura”, destaca.

O Teatro Municipal de Itajaí sediará os espetáculos “CaÊ” da Karma Coletivo de Teatro, “Mergulho” e “Pô! Ema” da Eranos, “Vem ver nosso boi brincar” da Experimentus, e “Cor de Quê” com Ana Marcolina e Mariana Feitosa.

Os ingressos para todos os espetáculos são gratuitos, com limitação de público em algumas apresentações. A entrada deve ser retirada na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo. A bilheteria funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos finais de semana abre duas horas antes do espetáculo.

Confira a programação do Cena Itajaí:

27 de outubro (quinta-feira)
9h - CaÊ (Karma Coletivo)
14h - CaÊ (Karma Coletivo)

28 de outubro (sexta-feira)
9h - Mergulho (Eranos) – vagas limitadas
20h - Vem ver nosso boi brincar (Cia Experimentus) – vagas limitadas

29 de outubro (sábado)
15h - Pô! Ema (Eranos) – vagas limitadas
20h - Cor de Quê (Ana Marcolina e Mariana Feitosa)

Saiba mais sobre os espetáculos:

CaÊ
CaÊ segue a vida na velocidade de sua bicicleta. De lugar em lugar, de caminho em caminho, vai plantando e colhendo sonhos por onde passa. Mas, para quem está na estrada, cada encontro pode ser uma surpresa. Cada parada pode ser uma chance para encontrar algo novo. E cada noite é uma porta de entrada para outros mundos ainda mais surpreendentes.

Mergulho
Voltado especialmente para crianças de 1 a 6 anos. O espetáculo conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam se encontrar. Utiliza como ferramenta técnica a projeção digital atrelada ao som, um meio que viabiliza uma linguagem sensorial e imagética e que permite uma série de possibilidades de interação entre cena e plateia, entre imagem e os sentidos do espectador.

Vem ver nosso boi brincar
O cantador Arnoldo Cueca construiu sua história na cultura popular, levando sua cantoria de Boi de Mamão para adultos e crianças. Uma delas foi sua neta, que nesse espetáculo homenageia o avô, contando e cantando a sua trajetória. A montagem é uma reverência a um mestre da cultura popular catarinense, sob o olhar afetuoso de uma menina que cresceu observando de longe as cantorias de boi e, sem perceber, foi tocada pela alegria do avô brincante.

Pô! Ema
“Pô! Ema – criação poética com crianças” é uma experiência interativa que mistura teatro, literatura e audiovisual. Crianças encontram uma escritora em crise que sente que sua inspiração e suas poesias estão ‘sumindo’. Com a ajuda da plateia, ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital interativa) está se alimentando de seus poemas. As crianças, então, são estimuladas a criar junto com a escritora poemas fresquinhos para alimentar a dona Ema e seus filhotinhos.

Cor de quê?
Sua cor tem cor de quê? Qual a cor de um lápis cor de pele? De lugares e tempos distantes vêm as histórias de meninas fortes, mulheres guerreiras, povos em busca dos seus direitos e crianças tentando reconhecer seu brilho na pele cor de noite. Nesse espetáculo de narrativa de histórias para a infância, as personagens são trazidas uma a uma para mostrar que o que há de diferente em cada um nos torna únicos, e que igualdade é um fim pelo qual vale a pena lutar.

Informações adicionais
Fundação Cultural: cultura@itajai.sc.gov.br