28 de dezembro de 2022

Exposição convida espectador a refletir sobre a circulação e o consumo de imagens

Mostra abre para visitação na próxima quinta-feira (05), na Galeria 02 da Casa da Cultura

Exposição convida espectador a refletir sobre a circulação e o consumo de imagens

A exposição “Mundanidades”, do artista visual Romeu Silveira, abre para visitação na próxima quinta-feira (05), às 19h, na Galeria 02 da Casa da Cultura Dide Brandão. Na instalação formada por colagens em preto e branco, o artista convida o espectador a refletir sobre a circulação e o consumo de imagens. A mostra segue em exibição até o dia 27 de janeiro, com entrada franca e visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

O artista utilizou imagens apropriadas de sites de notícias brasileiros e criou uma série de colagens que podem ser montadas e remontadas de diversas maneiras, formando novas possibilidades narrativas. Estas colagens oferecem uma perspectiva provocadora ao juntar numa mesma obra a efemeridade dessas imagens com a precariedade das folhas de papelão que foram reaproveitadas pelo artista neste trabalho. Assim, busca-se motivar o espectador a refletir não apenas sobre as imagens que consumimos diariamente, mas também sobre os materiais que são descartados.

A exposição realiza-se por meio do edital de ocupação das galerias da Casa da Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí. O calendário de mostras artísticas das galerias do município iniciou em setembro de 2022 e segue em 2023, com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí.

Sobre o artista

Romeu Silveira é artista visual e editor. Seu processo criativo destaca-se pela apropriação e descontextualização, seja pela busca de novas formas narrativas, seja pela prática de desmontagem e rearranjo das imagens fotográficas. Desde 2011, participa de exposições coletivas no Brasil e de projetos no exterior. Em 2019, foi contemplado com o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, que lhe rendeu uma residência na Cité Internationale des Arts, em 2020.

É fundador da plataforma editorial zero-Edições, onde organiza e distribui publicações de artistas e projetos digitais. Também fundou o frombrazilwithlovestudio, focado no desenvolvimento de projetos comissionados. É autor dos livros VVVoyeur (2022) e Contratempo (2021), que faz parte do acervo da Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles, em São Paulo, e da biblioteca da MEP – Maison européenne de la Photographie, em Paris.

Serviço:
Exposição “Mundanidades”, do artista visual Romeu Silveira
Abertura: 05 de janeiro (quinta-feira), às 19h.
Visitação: de 06 a 27 de janeiro (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h - sábados, das 9h às 12h).
Local: Galeria 02, na Casa da Cultura Dide Brandão. Rua Hercílio Luz, 655, Centro.
Entrada: Gratuita.

Aguarde