15 de março de 2023

Conservatório promove Oficina da Canção Brasileira com João Cavalcanti

Encontro com músico do Rio de Janeiro tem entrada franca

Conservatório promove Oficina da Canção Brasileira com João Cavalcanti

O programa de formação complementar do Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Nieheus recebem, em sua primeira edição deste ano, a Oficina da Canção Brasileira com o cantor, compositor e produtor musical, João Cavalcanti (RJ). O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (22), às 15h30, no auditório da Casa da Cultura Dide Brandão. A entrada é franca e aberta ao público interessado.

João Cavalcanti é jornalista de formação e não imaginou que seguiria a mesma carreira do pai, o músico Lenine. Foi fundador e vocalista do grupo Casuarina por 16 anos, eleito melhor grupo de samba por duas vezes no Prêmio da Música Brasileira. Lançou oito CDs e dois DVDs, fez várias turnês para a Europa, Estados Unidos e Canadá, além de shows em diversos lugares do mundo como Malásia, Cuba, Israel e Angola. Em setembro do ano passado, juntamente com Alfredo Del Penho, Moyseis Marques e Pedro Miranda, apresentou o show do disco Desengaiola (indicado ao Grammy Latino 2022) na 24ª edição do Festival de Música de Itajaí.

A oficina da canção brasileira será em formato roda de conversa e serão abordados temas em torno da canção brasileira, suas definições e principais compositores, a invenção da brasilidade por entre os arquétipos do samba-exportação e o refinamento da crônica musicada no samba. Outros tópicos que também fazem parte da oficina são: as múltiplas formas de se compor em parceria, o chorinho letrado, a especialização do letrista e também a era dos festivais e a invenção da MPB sob a ótica da repressão, além da geração de poetas que consolidou a canção popular brasileira como um gênero literário.

O programa de formação complementar do Conservatório tem como objetivo ampliar conhecimentos e proporcionar vivências entre músicos, professores convidados, alunos e comunidade em geral. De forma gratuita, proporciona workshops, oficinas, concertos didáticos e rodas de conversa.

Serviço:
Oficina da Canção Brasileira com João Cavalcanti
Dia 22 de março (quarta-feira), às 15h30
Auditório da Casa da Cutura Dide Brandão – rua Hercílio Luz, 655, Centro – Itajaí
Entrada franca. Não é necessário fazer inscrição prévia.