O Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA) de Itajaí promoveu nesta segunda-feira (03) um evento de conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), na rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, no Centro. A ação envolveu alunos, pessoas com autismo de diversas idades, familiares e comunidade interessada.
Ao longo do dia ocorreram rodas de conversa com a equipe de profissionais do CTEA, adolescentes que estão no espectro autista, familiares, profissionais e outros interessados em conversar sobre o transtorno. Teve ainda panfletagem com orientações à comunidade, diálogos sobre o trabalho realizado e a dinâmica de atendimento do Centro Terapêutico. Houve também massagem e apresentação do grupo musical Suh Wagner e Elas.
“Gostei das apresentações e da roda de conversa com as profissionais. Adorei a cadeira de massagem, foi uma experiência diferente para mim. Conversei bastante com a equipe e acabei conhecendo a nutricionista do CTEA, ela me ajudou muito”, afirmou Alessandro Rogers, o Roger, professor autista.
A gerente do CTEA, Isabel Reinert, conta que esta foi a primeira ação nestes moldes realizada pelo Centro Especializado, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O serviço, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, realiza avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação clínica e social das pessoas com TEA, contando com intervenção de uma equipe transdisciplinar. A unidade foi inaugurada em 2020 e realiza em média mais de 600 atendimentos por mês.
“O CTEA foi inaugurado em meio à pandemia. Então, somente neste ano conseguimos vir para a rua e fazer esta sensibilização, com atividades especiais para nos aproximarmos mais da comunidade, tornarmos o serviço mais conhecido e falarmos sobre autismo. A nossa equipe está radiante com os resultados, a adesão foi surpreendente”, avalia a gerente.