06 de abril de 2023

Itajaí sedia apresentações do 6º Encontro Internacional de Etnias

Evento reunirá grupos de sete países nos dias 13, 14 e 15 deste mês

Itajaí sedia apresentações do 6º Encontro Internacional de Etnias

Itajaí recebe mais uma vez o Encontro Internacional de Etnias, que neste ano chega a sua 6ª edição. O evento acontece em diversas cidades de Santa Catarina e as apresentações em Itajaí serão dias 13, 14 e 15 de abril, em escolas e na Vila da Regata (Centreventos). O encontro envolverá grupos artísticos de sete países: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru.

Na quinta-feira (13), às 9h e às 14h, as apresentações do evento serão na Escola Básica Aníbal César, localizada no bairro São Vicente. Já na sexta-feira (14), às 9h e às 15h, as atividades do encontro ocorrerão no Centro Educacional Professor Cacildo Romagnoni (CAIC), no bairro Cidade Nova. No sábado (15) à tarde, a Vila da Regata da The Ocean Race receberá os grupos de dança com uma série de apresentações.

Os grupos participantes convidados serão o Ballet Folklórico Perfume de Carnaval, da Argentina, a Corporação Colombiana Ballet Folklórico Iroko, da Colômbia, a Agrupación Folclórica Espíritu Nacional (AFEN), do Equador, o Ballet Folklórico Son de México, do México, o Elenco de Proyeccion Folklórica “Sapukai Paraguayo”, do Paraguai, e a Asociación Cultural Ayllu, do Peru. Também haverá convidados de outras regiões do Brasil, como a Invernada Juvenil do CTG Querência Azaléia, do Rio Grande do Sul, o Ballet Popular da Amazônia, do Pará.

Além destes, integram a programação o Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral, de Itapema, e seis grupos de Itajaí: Rancho Folclórico Eduxi, Grupo Boi de Mamão Cidade Nova, Cia de Dança Eduxi, Rancho Parafolclórico Arte Nos Bairros, Grupo Arte Nos Bairros Ubuntu e Grupo Cambaqui.

O Encontro Internacional de Etnias reúne manifestações populares do Brasil e de países convidados. A iniciativa contribui para o desenvolvimento de estudos culturais e populares, propõe a troca, o aprendizado e a vivência de várias culturas por meio da união dos grupos folclóricos envolvidos. Trata-se de uma ação cultural voltada para a valorização do folclore enquanto reflexo da identidade dos povos, reafirmando-a como cultura popular mais legítima e espontânea.

O Encontro de Etnias é uma realização do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e da Associação Internacional Folclore Latino Americano (AIFL). Em Itajaí, realiza-se com o apoio do Município de Itajaí, por meio de Fundação Cultural, Câmara Setorial de Culturas Populares, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, e Programa Cultura e Travessura da Secretaria Municipal de Educação.