A Casa Burghardt, que pertence a Fundação Cultural de Itajaí, será restaurada. A ordem de serviço para início das obras foi assinada na tarde de terça-feira (18), nas dependências da Superintendência Administrativa das Fundações, pelo superintendente Normélio Pedro Weber, e pelo arquiteto Cláudio Maiolino da empresa Albatroz – Arquitetura, Construção e Restauro, vencedora da licitação que executará os serviços (contrato 094/2023 FCI).
A edificação, situada à rua Lauro Muller no Centro, foi construída em 1902, com projeto do arquiteto alemão Reinhold Roenick, a pedido do proprietário Harry Hundt, imigrante alemão e negociante. A casa tem um estilo arquitetônico que traz elementos germânicos adaptados às condições do ambiente e dos costumes brasileiros. É tombada pelo município de Itajaí e também pelo estado de Santa Catarina.
O local já sediou a Fundação Cultural, a Galeria Dinyz Domingos no piso térreo, exposições, eventos, ações formativas e outras diversas iniciativas artísticas, tendo importância artística e histórica notórias. Com área de 693,53 metros quadrados, a obra de restauro da casa está orçada em R$ 3.964.440,95.
Início do restauro na Casa Burghardt
A empresa Albatroz já iniciou os serviços preliminares necessários à execução da obra, como, por exemplo, a limpeza da área, a remoção de mobiliários e a aplicação de tapumes. O contrato prevê o restauro da edificação, que inclui a estrutura física do prédio sanando as suas patologias. Isto contempla o restauro da estrutura de madeira, cobertura, pisos, forros, rebocos, esquadrias, fachadas e obras de arte (ornamentos, pinturas de forro e parede e piso em ladrilho hidráulico).
Nos serviços estão inclusos ainda a execução de novos sistemas elétrico, lógica, iluminação, ar-condicionado e preventivo de incêndio, de acordo com a legislação e normas vigentes. Além disso, haverá a implantação de um elevador que garantirá acessibilidade universal da edificação. A previsão de término das obras é para daqui há um ano.
Para o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, as obras de restauro na Casa Burghardt são de suma importância para o Município e Estado, devido aos trabalhos lá realizados e possibilidades que o espaço oferece.
“Todos sabemos da sua importância histórica, o restauro é necessário e aguardado pela classe artística. Quando as obras estiverem concluídas, a Casa Burghardt voltará a ser a sede da Fundação Cultural, da Galeria Dinyz Domingos, espaço de referência e fomento da cultura local”, ressalta o superintendente.
______________________
Informações adicionais:
Fundação Cultural de Itajaí – (47) 3349-1214