20 de abril de 2023

Exposição representa poesia e movimento cubista na Casa da Cultura

Array

A mostra “Poética cubista”, de Vê Domingos, abre para visitação na próxima terça-feira (25), às 19h, na Galeria Mauro Caelum da Casa da Cultura Dide Brandão. A exposição estará em exibição até o dia 20 de maio, com visitação gratuita. Mesmo trazendo no título o movimento do cubismo, neste trabalho o artista se ocupa mais da poesia do que propriamente dos cubos, cercando-se da pintura e da arte de combinar palavras, debruçado sobre a poesia da forma e da cor.

O autor conta que leu uma entrevista de Cândido Portinari em que ele sugeria que todo artista devia experimentar - ou explorar - o cubismo, nem que fosse simplesmente como um rito de passagem. Essas palavras provocaram nele inclinação a fazer essa experiência.

Algum tempo depois, em outra entrevista, dessa vez com o americano Bob Dylan, o jornalista chamava atenção para os aspectos cubistas nas letras do compositor, que estava recebendo o prêmio Nobel de literatura. Vê diz que foi na adolescência que, traduzindo as letras de Dylan, se apaixonou pela arte de escrever canções.

O artista revela que o cubismo o cerca pelas duas colunas que fundamentam a sua ligação com a arte: a pintura e a combinação de palavras. “Percebi que as colagens, as quebras, as perspectivas sem uma ordem absoluta, os vários sentidos de uma expressão já rondam minhas criações tanto nas artes visuais como na escrita musical”, afirma.

Vê diz que deixou fluir e permitiu que as pinceladas involuntárias ganhassem gestos e expressões. O resultado foi um encontro prazeroso com todo o repertório que traz desde menino. As suas raízes se mostraram mais fortes do que supunha e uma graça desafiadora encontrou espaço no seu fazer artístico.

“Experimentei o rito já durante o processo dessa mostra e passei a explorar as possibilidades dessa mistura, debruçado muito mais sobre a poesia da forma e da cor, e me esquivando de simplesmente repetir os ícones de fácil reconhecimento, o que supostamente se espera ao ter um movimento citado no título da mostra”, explica o autor.

A exposição foi contemplada no edital de ocupação das galerias da Fundação Cultural, com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí. A visitação na galeria é franca e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Sobre o autor
Venâncio Domingos Neto (Vê Domingos) é compositor, artista Plástico, professor de Arte. Formado em Artes Visuais e pós-graduado em Cultura e Literatura. Filho do artista plástico Dinyz Domingos e da Professora Arina Barbosa Domingos Venâncio, cresceu rodeado de obras impressionistas e expressionistas do pai pintor.

Estudou com o pai durante sete anos, desenho impressionista (lápis e carvão vegetal), desenvolveu técnicas de pincel e espátula na pintura à óleo e acrílicas. Posteriormente, aprofundou seus conhecimentos em diversos materiais artísticos, usos e aplicações. Seus trabalhos partem de um gestual espontâneo e buscam a fusão de movimentos da arte.

Serviço
Exposição “Poética cubista”, de Vê Domingos
Abertura: Dia 25 de abril (terça-feira), às 19h
Visitação até o dia 20 de maio– de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h
Galeria Mauro Caelum, na Casa da Cultura – Rua Hercílio Luz, 655, Centro
Entrada franca

Aguarde