O 6º Festival Literário de Itajaí começa nesta terça-feira (09) e segue até sábado (13), com diversas atrações, uma programação plural e 100% gratuita. As atividades de quarta (10) e quinta-feira (11) ocorrerão na Casa da Cultura Dide Brandão, com sessões de bate-papo sobre “fanfics”, narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs, atividades formativas, intervenções e mediações de leitura.
A quarta-feira (10), começa com o bate-papo sobre fanfics, às 9h, com Caroline Fawley, escritora de fanfic e criadora de conteúdo literário dentro das bookredes, sob mediação de Mary Ferret. A atividade destina-se a adolescentes, educadores e demais interessados. À tarde, às 14h, Bel Santos Mayer, educadora social, coordenadora do IBEAC e co-gestora da Rede LiteraSampa. ministrará uma atividade formativa para educadores. Às 19h, tem intervenção poética e musical, seguida da mesa “Leitura, Palavra Plural”, que reunirá Eliane Debus, pesquisadora em literatura infantil e juvenil, e Bel Santos Mayer, sob mediação da produtora Gika Voigt.
Já na quinta-feira (11), às 9h, Eliane Debus ministra a atividade formativa para educadores. Às 14h acontece mais uma sessão do bate-papo sobre fanfics com Caroline Fawley. Abrindo as atividades da noite, às 19h tem um novo episódio da série de intervenções poéticas de Hang Ferrero. Após, haverá a mediação de leitura “Prática literária, educativa e cidadã”, com Aline Cântia, narradora de histórias, pesquisadora e gestora cultural, e Rodrigo Teixeira, bibliotecário, contador de histórias e escritor do Instituto Abrapalavra, sob mediação de Vanessa Gonçalves.
Confira a programação do 6º FLI nesta quarta (10) e quinta-feira (11):
10 de maio | Quarta-feira
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
9h • BATE-PAPO SOBRE FANFICS com Caroline Fawley, mediação de Mary Ferret (público-alvo: adolescentes e educadores)
14h • ATIVIDADE FORMATIVA com Bel Santos Mayer (público-alvo: educadores e educadoras)
19h • INTERVENÇÃO: Casa de Ferrero, A Saga, com Hang Ferrero
19h15 • LEITURA, PALAVRA PLURAL com Eliane Debus e Bel Santos Mayer, mediação Gika Voigt
11 de maio | Quinta-feira
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
9h • ATIVIDADE FORMATIVA com Eliane Debus (público-alvo: educadores e educadoras)
14h • BATE-PAPO SOBRE FANFICS com Caroline Fawley, mediação de Mary Ferret (público-alvo: adolescentes e educadores)
19h • INTERVENÇÃO: Casa de Ferrero, A Saga, com Hang Ferrero
19h15 • MEDIAÇÃO DE LEITURA: PRÁTICA LITERÁRIA, EDUCATIVA E CIDADÃ com Aline Cântia e Rodrigo Teixeira do Instituto Abrapalavra, mediação Vanessa Gonçalves