22 de maio de 2023

Programação cultural marca visita de representantes de Sodegaura, cidade-coirmã de Itajaí

Associação Nipo Brasileira de Itajaí realizou apresentação e recepção, no último sábado (20)

Itajaí é cidade-coirmã de Sodegaura, no Japão. No último sábado (20), para celebrar a parceria e a vinda de Ohsone Kenji, representante da cidade japonesa, e de Keiji Hamada, cônsul geral do Japão no Brasil (Curitiba/PR), a Associação Nipo Brasileira de Itajaí promoveu uma apresentação artística, que marcou a revitalização do Portal Japonês na Praça da avenida Beira-Rio. À noite, houve ainda um jantar de recepção na sede da Associação.

O Grupo de Taiko Hibikidaiko recebeu os convidados no sábado, às 14h, com a apresentação dos tambores na praça pública. Em seguida, foi descerrada a placa de revitalização do TORII (Portal Japonês) Dr. Satoro Yokoyama.

“Queremos reativar e ampliar ainda mais esta parceria. É um prazer tê-los conosco, o Município não medirá esforços para fortalecer nossa relação”, afirmou Normélio Weber, superintendente administrativo das Fundações.

Keiji Hamada, cônsul geral do Japão no Brasil, citou alguns modelos que são referência no Brasil enquanto cidades-coirmãs de municípios japoneses. “Passado a pandemia, com certeza intensificaremos pouco a pouco esta parceria, com atividades de intercâmbio de sucesso entre Itajaí e Sodegaura”, ponderou.

Ohsone Kenji, representante de Sodegaura, acompanhou a apresentação e as falas atentamente. Ao final, manifestou-se em português: “Estou pela primeira vez em Itajaí. Fiquei muito contente em assistir à performance do taiko. Acho que vocês já conseguiram adquirir o espírito japonês muito mais do que muitos japoneses”, disse.

À noite, a Associação Nipo Brasileira de Itajaí preparou um jantar para a comitiva japonesa, com opções típicas da gastronomia brasileira, em especial de Itajaí.