24 de maio de 2023

Mais de 700 alunos da Rede Municipal assistem a espetáculo inspirado em Clarice Lispector

Apresentações ocorreram nesta terça (23) e quarta (24) nas Escolas Padre Pedro Baron e Gaspar da Costa Moraes

Mais de 700 alunos da Rede Municipal assistem a espetáculo inspirado em Clarice Lispector

As Escolas Básicas Padre Pedro Baron, do bairro Cordeiros, e Gaspar da Costa Moraes, da Fazenda, receberam nesta terça (23) e quarta-feira (24), respectivamente, o espetáculo “O ovo, a galinha e a máquina de escrever”, inspirado na obra de Clarice Lispector. As apresentações foram gratuitas e reuniram mais de 700 alunos em quatro sessões, nos períodos matutino e vespertino.

"O ovo, a galinha e a máquina de escrever" explora o universo de Clarice Lispector, sua vida e obra, fazendo do teatro um grande brinquedo de montar e desmontar narrativas, movimentos, imagens, palavras e símbolos. O espetáculo brincadeira é indicado para todas as idades, com foco no público de 6 a 11 anos. A peça teatral envolveu todos os alunos, que interagiram com as atrizes em diversos momentos do espetáculo.

“Eu gostei muito, porque foi uma apresentação bem diferente. As atrizes fizeram perguntas pra gente e muitas coisas engraçadas. Teve ainda a dança da galinha, que foi um barato”, disse a estudante de 7 anos, Emanuelly Ferreira.

A peça, que tem no elenco as atrizes Marina Monteiro e Raquel Stüpp, já circulou pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Neste ano, o projeto terá um total de 27 sessões gratuitas em escolas públicas de seis cidades catarinenses.

Na Escola Básica Pedro Padre Baron, do bairro Cordeiros, 330 alunos assistiram ao espetáculo. “As atrizes são maravilhosas, divertiram e interagiram com nossos estudantes o tempo todo. Foi muito bacana”, pontuou a diretora-geral da unidade, Adriana Cristino da Silva.

Já na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, da Fazenda, 400 alunos assistiram à peça nesta quarta-feira (24). Foi também uma oportunidade para envolver pais ou responsáveis, porque nesta semana acontece o evento “Família na Escola” em todas as 120 unidades da Rede Municipal.

Micheli Behrend aproveitou o momento para assistir o espetáculo com as três filhas que estudam na escola. “Um momento realmente muito bom, sensacional! Há dois anos e meio estamos morando em Itajaí e só temos elogios para a cultura e quando ela vem até a escola, melhor ainda”, enfatizou a terapeuta holística.

Para muitos da plateia, o espetáculo infantil foi uma oportunidade única de acesso à cultura. “Com certeza, uma iniciativa excelente para toda comunidade, que muitas vezes não tem acesso ao teatro. Receber esse espetáculo aqui na nossa escola é ter a certeza de que a cultura está chegando para todos”, destacou a diretora da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, Cristina P. Silveira. “Eu nunca tinha assistido um espetáculo. Gostei demais”, complementou a estudante Isis de Souza, de 7 anos. 

Aguarde