19 de junho de 2023

Exposições abrem para visitação na Casa da Cultura nesta terça-feira (20)

Array

A Casa da Cultura Dide Brandão recebe duas novas mostras nesta terça-feira (20), às 19h. A Galeria Mauro Caelum sediará a exposição “Ocupação fantasma espaço editorial”, de Manolo Carlos, com obras/publicações e processos em evidência. Na Galeria 2 estará a mostra “Ser além”, de Andréa Müller, que aborda o efêmero, a memória, o feminino e o sagrado da natureza. As mostras seguirão em exibição até o dia 14 de julho, com visitação gratuita e aberta ao público.

Em "Ocupação fantasma espaço editorial”, Manolo ocupa a página com suas obras, ocupa a galeria com a sua ocupação, tenciona sua prática editorial como prática artística. Entre o trabalhar e descansar, produzir e consumir as publicações, tenta criar novas relações entre o público e a obra, fazendo com que a exposição não precise acabar depois dos 30 dias. As obras serão levadas e a exposição será eterna ou irá durar até o papel desaparecer.

Já a mostra “Ser além” conta com 25 obras e, na abertura, Andréa realizará a performance “Religare”, que utiliza elementos coletados na natureza para abordar a transitoriedade tempo-espaço, onde tudo surge e se dissipa. Desde 2019, a autora vem retomando seu trabalho com artes visuais, utilizando-se da técnica de assemblage, na produção de uma artesania meticulosa. As obras, delicadas e sensíveis, são também rigorosas e parecem conter uma força na sua aparente fragilidade.

As exposições foram contempladas no edital de ocupação das Galerias da Fundação Cultural, com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí. A visitação na Casa da Cultura é franca e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Sobre os autores

Manolo Carlos é artista visual, nascido em Itajaí. Interessa-se nas práticas da fotografia, da publicação, da performance e do vídeo. Pesquisa em fotografia os borrões, as longas exposições, o documental, o tempo, o invisível e fantasmas. Em 2021, fundou a editora Fantasma, editora de publicações de artista, em que publica os seus processos e o de artistas da região. Em 2019, realizou a sua primeira exposição individual “A natureza íntima das coisas”.

Andréa Müller é artista visual, produtora cultural, arte educadora, atriz e performer. Ela é uma coletadora de elementos naturais e estabelece com eles uma relação de atenção, diálogo e cuidado, conduzindo-os a um lugar incomum. Formou-se em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes, em São Paulo (SP). Em sua trajetória profissional de mais de 23 anos, constam trabalhos de produção e acompanhamento de montagem em diversas exposições no Sesc/SP. Em São Paulo, participou de cursos com artistas visuais renomados e foi aderecista em espetáculos teatrais.

Serviço:
Exposição “Ocupação fantasma espaço editorial”, de Manolo Carlos
Abertura: 20 de junho, às 20h
Visitação até o dia 14 de julho – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h
Galeria Mauro Caelum, na Casa da Cultura – Rua Hercílio Luz, 655, Centro
Entrada franca

Exposição “Ser além”, de Andréa Müller
Abertura: 20 de junho, às 20h
Visitação até o dia 14 de julho – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h
Galeria 2 da Casa da Cultura – Rua Hercílio Luz, 655, Centro
Entrada franca

Aguarde