A cultura e a economia criativa no Brasil representam mais de 3% do PIB (Produto Interno Bruto) e empregam mais de 7,4 milhões de trabalhadores. Dados do Observatório Itaú Cultural lançados em abril de 2023 mostram que, apenas em 2022, o setor gerou cerca de 308,7 mil novos postos de trabalho e seu PIB foi maior que o da indústria automobilística. Ainda assim, há uma ideia reproduzida há gerações de que arte não é trabalho. Para desmistificar esse preconceito e fomentar ainda mais a profissionalização dos agentes culturais, estreou nesta semana a websérie “Cultura em Formação”, no canal oficial Café Maestro Produções no YouTube.
Em 10 capítulos de 30 minutos cada, a websérie aborda temas como: direitos autorais, produção independente, leis de incentivo e editais, e o trabalho da mulher na produção cultural. A websérie é apresentada pela cantora e jornalista Bárbara Damásio, com a participação da produtora cultural Elaine Calove como comentarista. A iniciativa realiza-se por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.
“É um espaço de diálogo sobre as políticas públicas culturais e o fazer cultural em suas diversas dimensões. O acesso à cultura é um direito constitucional e vamos conversar bastante a respeito disso com diversos convidados, pessoas com muita sensibilidade e experiência nesta área”, explica Bárbara, que além de cantora é mestranda em Políticas Públicas.
Os episódios, gravados em Itajaí, estão sendo liberados diariamente no canal da Café Maestro e também estarão disponíveis em formato de podcast nas principais plataformas de streaming.