11 de agosto de 2023

3º Cena Itajaí reúne público de mais de mil pessoas em três dias de evento

Array

De 08 a 10 de agosto, o 3º Cena Itajaí - #OTeatroDaqui reuniu, no Teatro Municipal, na Escola Gaspar da Costa Moraes e na Praça CEU mais de mil pessoas nas nove peças teatrais que integraram o evento 100% gratuito. A programação desta edição foi de espetáculos com classificação livre e dedicada ao autor, dramaturgo e diretor de teatro, Max Reinert, então titular da Câmara Setorial de Teatro e Circo, que faleceu recentemente e atuou na organização e curadoria da mostra.

O espetáculo “Diferente”, do Grupo Risco de Teatro, abriu a programação na Escola Gaspar da Costa Moraes. Já o Teatro Municipal de Itajaí sediou as peças “Vida Seca”, da Cia. ETC I TAL, “Menina pilota de espaçonave”, da Cia. Experimentus Teatrais, “Borboleta”, da Cia. Mútua, e “Comédia de improviso”, da Cia. de Humor Os Mequetrefes. Na Praça CEU foram apresentados as seguintes produções: “Cor de Quê”, de MASS Produção, “O Barquinho Amarelo”, da Eranos Círculo de Arte, “Descarte da Companhia”, do Grupo de Teatro da Univali (GTU), e “Todo Lugar é um Circo”, da Cia. Circo Nós.

O Cena Itajaí - #OTeatroDaqui nasceu em 2021 com o objetivo de dar visibilidade às produções culturais, impulsionar e valorizar a cena teatral itajaiense, além de contribuir para a formação de plateia. O evento foi realizado pelo Município de Itajaí e pela Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com a Câmara Setorial de Teatro e Circo, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, com o apoio do programa Cultura e Travessura da Secretaria Municipal de Educação.

Para a atriz Ana Paula Beling, representante da Câmara Setorial de Teatro e Circo, o evento é um movimento muito importante para a classe artística da cidade. Em especial, por trazer o reencontro com o palco e com o público, de forma presencial, depois da pandemia.

“É um evento que valoriza o artista teatral itajaiense, contribui para a formação de público, e esta edição é ainda mais especial por homenagear o nosso querido Max Reinert, que nos deixou há poucos dias. O Cena Itajaí foi todo programado, pensado e idealizado pelo Max. A realização dele é uma forma de respeitarmos e seguirmos com o legado tão bonito que ele deixou na cidade”, ressalta.

O superintendente administrativo das Fundações de Itajaí, Normélio Pedro Weber, acredita que o mundo das artes precisa fundamentalmente provocar reação e emoções nas pessoas. Este evento foi pensado justamente para formação de plateia e para dar visibilidade às produções locais.

“O Cena Itajaí tem essa função de criar este ambiente favorável para as artes cênicas tanto para quem faz teatro, quanto para quem assiste. O Max era crítico, mas muito propositivo e ajudou a construir tudo isso. Ele conseguia movimentar as pessoas e deixou um legado na nossa cultura para sempre”, avalia Normélio Weber.

Aguarde