De 08 a 10 de agosto, o 3º Cena Itajaí - #OTeatroDaqui reuniu, no Teatro Municipal, na Escola Gaspar da Costa Moraes e na Praça CEU mais de mil pessoas nas nove peças teatrais que integraram o evento 100% gratuito. A programação desta edição foi de espetáculos com classificação livre e dedicada ao autor, dramaturgo e diretor de teatro, Max Reinert, então titular da Câmara Setorial de Teatro e Circo, que faleceu recentemente e atuou na organização e curadoria da mostra.
O espetáculo “Diferente”, do Grupo Risco de Teatro, abriu a programação na Escola Gaspar da Costa Moraes. Já o Teatro Municipal de Itajaí sediou as peças “Vida Seca”, da Cia. ETC I TAL, “Menina pilota de espaçonave”, da Cia. Experimentus Teatrais, “Borboleta”, da Cia. Mútua, e “Comédia de improviso”, da Cia. de Humor Os Mequetrefes. Na Praça CEU foram apresentados as seguintes produções: “Cor de Quê”, de MASS Produção, “O Barquinho Amarelo”, da Eranos Círculo de Arte, “Descarte da Companhia”, do Grupo de Teatro da Univali (GTU), e “Todo Lugar é um Circo”, da Cia. Circo Nós.
O Cena Itajaí - #OTeatroDaqui nasceu em 2021 com o objetivo de dar visibilidade às produções culturais, impulsionar e valorizar a cena teatral itajaiense, além de contribuir para a formação de plateia. O evento foi realizado pelo Município de Itajaí e pela Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com a Câmara Setorial de Teatro e Circo, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, com o apoio do programa Cultura e Travessura da Secretaria Municipal de Educação.
Para a atriz Ana Paula Beling, representante da Câmara Setorial de Teatro e Circo, o evento é um movimento muito importante para a classe artística da cidade. Em especial, por trazer o reencontro com o palco e com o público, de forma presencial, depois da pandemia.
“É um evento que valoriza o artista teatral itajaiense, contribui para a formação de público, e esta edição é ainda mais especial por homenagear o nosso querido Max Reinert, que nos deixou há poucos dias. O Cena Itajaí foi todo programado, pensado e idealizado pelo Max. A realização dele é uma forma de respeitarmos e seguirmos com o legado tão bonito que ele deixou na cidade”, ressalta.
O superintendente administrativo das Fundações de Itajaí, Normélio Pedro Weber, acredita que o mundo das artes precisa fundamentalmente provocar reação e emoções nas pessoas. Este evento foi pensado justamente para formação de plateia e para dar visibilidade às produções locais.
“O Cena Itajaí tem essa função de criar este ambiente favorável para as artes cênicas tanto para quem faz teatro, quanto para quem assiste. O Max era crítico, mas muito propositivo e ajudou a construir tudo isso. Ele conseguia movimentar as pessoas e deixou um legado na nossa cultura para sempre”, avalia Normélio Weber.
11 de agosto de 2023
3º Cena Itajaí reúne público de mais de mil pessoas em três dias de evento
Array
-
Escolas de música e de dança promovem apresentações de alunos no Teatro Municipal26 de novembro de 2024 Ver Mais
-
Teatro Municipal sedia recitais de ballet do Arte nos Bairros25 de novembro de 2024 Ver Mais
-
Studio de Dança realiza festival no Teatro Municipal neste domingo (24)22 de novembro de 2024 Ver Mais