Tayá, afro artista plural - atriz, cantora, poeta, slamer, artista visual e produtora cultural -, lança neste domingo (24), a partir das 18h30, na Praça Arno Bauer no Centro de Itajaí, o seu primeiro livro intitulado “Leia-me nas Entre Linhas”, publicado pela editora Rizoma. A obra foi contemplada no edital Meu Primeiro Livro, da Fundação Cultural.
A autora é natural de São Paulo e se estabeleceu na cidade em 2017. Foi campeã do Slam das Minas no Rio de Janeiro em 2022, representando o movimento no estadual Slam RJ. Tayá integrou, neste ano, o Circuito Oralidades no programa A Arte da Palavra do SESC, passando por diversas cidades dos estados de Paraíba, Minas Gerais, Bahia e Paraná, com performances poéticas.
Sempre pulsou na artista a sua arte como forma de dar voz a si e também às futuras gerações. Este livro, segundo a artista, é um desabafo, traz questões sobre ela que poucas pessoas conhecem.
“Eu tinha muito medo de lançar esse livro, porque nele eu tiro armaduras. Muitas das poesias dele eu uso em batalha, mas tem muitas que pra mim eram um desabafo, um transbordamento, um lado que poucas ou nenhuma pessoa acessam. Como mulher preta, fui aprendendo a ser fortaleza. Descobri que os meus transbordos também têm encontrado as pessoas e as minhas linhas também atravessam outros corpos. Tenho estado extasiada em poder me despir em palavras e por ver que também sou inspiração aos próximos que estão vindo depois de mim”, revela a artista.
No lançamento, Tayá fará uma abertura, seguido do show Tayá Duo – MPB e poesia. Depois, o palco estará aberto, em formato de sarau, para outros artistas apresentarem-se.