Itajaí receberá obras de linguagens variadas das artes visuais, de 20 de outubro a 18 de novembro, no 16º Salão Nacional de Artes. O evento contemplará uma exposição com 15 trabalhos de artistas selecionados via edital público (007 e 008/2023). Entre as propostas, há autores de seis estados brasileiros.
> Confira a lista dos trabalhos selecionados no 16º Salão Nacional de Artes Itajaí <
A análise e seleção dos trabalhos foi realizada por uma Comissão de Seleção composta por seis pessoas, sendo: duas curadoras externas e quatro integrantes da comissão de organização desta edição do Salão.
Em consonância com a exposição, haverá mediações educativas, oficinas, rodas de conversa e fórum, no período de um mês de evento. A ideia é que as atividades atraiam artistas do país para a cidade, promovam intercâmbios artísticos, discussões relacionadas ao contexto das artes visuais, da arte-educação e do próprio Salão, além de contribuir para a formação de público, com olhar voltado para infância e adolescência, e ações acessíveis para inclusão de todos.
Foi selecionada pela Comissão de Seleção e pela Câmara Setorial de Artes Visuais uma equipe de mediação educativa que será responsável pelo atendimento de grupos visitantes, destacando-se como umas das principais ações do Salão Nacional de Artes de Itajaí para formação de público para o campo das artes visuais. A lista das pessoas selecionadas está disponível no perfil do evento no Instagram @salaodeartesitajai.
A coordenadora desta edição do Salão, Sarah Uriarte, explica que o evento é um grande encontro entre artistas visuais e seus trabalhos. “A proposta desta edição é de criar redes, inclusive entre trabalhos que vistos de fora podem parecer improváveis de estarem em um mesmo espaço. Buscamos a pluralidade de linguagens, tanto na seleção das propostas quanto na programação das atividades”, pondera.
O superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, destaca a importância do evento em nível estadual e também nacional: “O Salão de Artes de Itajaí é o mais antigo, neste formato, ainda em funcionamento em Santa Catarina. São mais de 30 anos de história já que ele é bienal. O evento, sua identidade e proposta atual, é fruto de decisões e construções coletivas, que costuramos em parceria com artistas da cidade, a Setorial de Artes Visuais e curadoras externas renomadas”, ressalta.
O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí é uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, com o apoio da Câmara Setorial de Artes Visuais, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí. Em breve será divulgada a programação detalhada do evento.