20 de setembro de 2023

16º Salão Nacional de Artes contará com 15 trabalhos de artistas de diversas regiões do país

Array

Itajaí receberá obras de linguagens variadas das artes visuais, de 20 de outubro a 18 de novembro, no 16º Salão Nacional de Artes. O evento contemplará uma exposição com 15 trabalhos de artistas selecionados via edital público (007 e 008/2023). Entre as propostas, há autores de seis estados brasileiros.

> Confira a lista dos trabalhos selecionados no 16º Salão Nacional de Artes Itajaí <

A análise e seleção dos trabalhos foi realizada por uma Comissão de Seleção composta por seis pessoas, sendo: duas curadoras externas e quatro integrantes da comissão de organização desta edição do Salão.

Em consonância com a exposição, haverá mediações educativas, oficinas, rodas de conversa e fórum, no período de um mês de evento. A ideia é que as atividades atraiam artistas do país para a cidade, promovam intercâmbios artísticos, discussões relacionadas ao contexto das artes visuais, da arte-educação e do próprio Salão, além de contribuir para a formação de público, com olhar voltado para infância e adolescência, e ações acessíveis para inclusão de todos.

Foi selecionada pela Comissão de Seleção e pela Câmara Setorial de Artes Visuais uma equipe de mediação educativa que será responsável pelo atendimento de grupos visitantes, destacando-se como umas das principais ações do Salão Nacional de Artes de Itajaí para formação de público para o campo das artes visuais. A lista das pessoas selecionadas está disponível no perfil do evento no Instagram @salaodeartesitajai.

A coordenadora desta edição do Salão, Sarah Uriarte, explica que o evento é um grande encontro entre artistas visuais e seus trabalhos. “A proposta desta edição é de criar redes, inclusive entre trabalhos que vistos de fora podem parecer improváveis de estarem em um mesmo espaço. Buscamos a pluralidade de linguagens, tanto na seleção das propostas quanto na programação das atividades”, pondera.

O superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, destaca a importância do evento em nível estadual e também nacional: “O Salão de Artes de Itajaí é o mais antigo, neste formato, ainda em funcionamento em Santa Catarina. São mais de 30 anos de história já que ele é bienal. O evento, sua identidade e proposta atual, é fruto de decisões e construções coletivas, que costuramos em parceria com artistas da cidade, a Setorial de Artes Visuais e curadoras externas renomadas”, ressalta.

O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí é uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, com o apoio da Câmara Setorial de Artes Visuais, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí. Em breve será divulgada a programação detalhada do evento.

Aguarde