28 de setembro de 2023

Mediadores do 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí participam de formação

Array

O grupo de mediadores do 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí participou, nos dias 22 e 23 de setembro, de uma formação dirigida, no Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí. A atividade foi ministrada pela artista, curadora e professora Daniele Zacarão, coordenadora do projeto educativo desta edição do evento, e por Bianca Reimão, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Univali (NAU).

No encontro, os seis mediadores selecionados via chamada aberta dialogaram junto com a comissão organizadora, sob condução de Daniele Zacarão, sobre a concepção, o que é um salão e uma mediação educativa. Eles também conheceram melhor as propostas e os autores dos trabalhos selecionados, que irão compor a exposição deste salão.

Bianca Reimão apresentou conceitos e reflexões no intuito de preparar a equipe de mediação para atender pessoas com deficiência. Sua formação focou desde a parte de pensar os espaços e estruturas, até questões atitudinais, com ideias, abordagens e dinâmicas de atendimento na visita guiada, tanto do público espontâneo quanto de grupos previamente agendados de escolas e outras entidades e instituições.

O objetivo principal do encontro, segundo a artista visual Sarah Uriarte, coordenadora do 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí, foi conhecer os artistas e trabalhos selecionados, debater, refletir e também consolidar, de forma coletiva, a proposta do projeto educativo deste salão.

“Este salão tem o educativo como cerne, o coração do evento. É uma edição voltada para a formação, tanto do ponto de vista de público quanto de artistas. A mediação é um processo vital numa exposição, por isso, estamos preparando a equipe. Acreditamos que equipe do educativo é poderosa no sentido de aproximar o público, potencializar leituras dos trabalhos artísticos e propor novas formas de se relacionar com estes trabalhos”, ressalta Sarah.

A 16ª edição do evento ocorrerá no formato presencial, de 20 de outubro a 18 de novembro, em espaços públicos e culturais da cidade, com exposição de 15 trabalhos selecionados, oficinas, mesas-redondas e formação. Em breve, serão abertas as inscrições para os grupos interessados em agendar visitação guiada pela mediação.

Aguarde