A Fundação Cultural de Itajaí foi contemplada com o Selo Social. O certificado foi entregue na cerimônia realizada na noite de sexta-feira (29), no Itamirim Clube de Campo, em reconhecimento às práticas dos projetos Arte nos Bairros e Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues. Esta foi a primeira vez que a FCI concorreu e é premiada dentre outras 97 empresas e instituições certificadas.
As práticas dos projetos inscritos pela Fundação Cultural estão alinhadas a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade; Empregos Dignos e Crescimento Econômico; Cidades e Comunidades Sustentáveis; e Parcerias pelas Metas.
“Recebemos o Selo Social Itajaí com muito orgulho e alegria. A certificação reconhece práticas importantes de iniciação e formação artística, ofertadas de forma gratuita, que contribuem diretamente no desenvolvimento dos envolvidos, no contexto social, econômico e na geração de oportunidades para todos”, ressalta o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber.
A Banda do Conservatório de Música apresentou-se na solenidade de entrega dos certificados, interpretando obras da MPB e de compositores catarinenses.
Sobre os projetos
O Programa Arte nos Bairros foi desenvolvido para proporcionar acesso à arte, cultura e entretenimento de qualidade às comunidades do município, por meio de oficinas artísticas práticas gratuitas. Os cursos abordam atividades das mais diversas linguagens artísticas como, música (bateria, percussão, contrabaixo, violão, violoncelo, teclado, sopros, DJ e coral), dança (contemporânea, dança de rua, dança folclórica, dança afro, ballet, jazz), cultura popular (artesanato, boi de mamão, cantoria de terno de reis), capoeira, artes visuais (pintura em tela, desenho, fotografia, xilogravura), entalhe em madeira, maquiagem cênica, teatro, audiovisual, literatura e patinação artística. Retomada em 2017, a iniciativa já contemplou cerca de 14 mil alunos.
Criado por meio da Lei Municipal nº 4.829, de 20 de junho de 2007, o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues é uma escola pública de formação profissional em música. O Conservatório oferece cursos com duração de três anos em 16 opções de instrumentos musicais. Além do instrumento específico, o aluno estuda disciplinas práticas e teóricas. Para ingressar o aluno precisa passar por um processo seletivo por meio de um edital público, que avalia o conhecimento prévio em teoria musical e no instrumento principal. Os alunos são contemplados com uma bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural.
02 de outubro de 2023
Fundação Cultural conquista o Selo Social
Array