11 de outubro de 2023

16º Salão Nacional de Artes de Itajaí é transferido para 2024

Array

16º Salão Nacional de Artes de Itajaí é transferido para 2024

O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí, previsto para ocorrer entre os dias 20 de outubro e 18 de novembro deste ano, será transferido para os meses de março e abril de 2024. A Fundação Cultural tomou a decisão nesta semana em função dos atrasos no cronograma da obra de restauro das Galerias da Casa da Cultura Dide Brandão provocados pelas fortes chuvas que assolaram Santa Catarina.

O superintendente administrativo das Fundações, Normélio Weber, comenta que o Salão é reconhecido no país, contou com artistas renomados na concepção e ao longo de sua história. Por isso, ele enfatiza sobre a importância dada à iniciativa, que estava prevista no calendário de eventos da Fundação.

“Até poucos dias contávamos com a realização do evento, conforme previsto. Inclusive, estávamos com todos os artistas selecionados, equipe de curadoria e mediação montadas e em sintonia. Acreditávamos que poderíamos realizá-lo ainda este ano, mas infelizmente não será possível devido a estes atrasos”, afirma Weber.

O superintendente explica que grande parte da exposição do Salão de Artes seria nas Galerias da Casa da Cultura, que estavam sendo preparadas para receber os trabalhos artísticos, mesmo durante o restauro. Porém, as fortes chuvas dos últimos dias geraram atraso no cronograma de obra. Consequentemente, alguns serviços previstos não serão concluídos a tempo.

A expectativa é de que o evento ocorra entre 15 de março e 13 de abril de 2024, em data acordada com a Comissão Organizadora e Curatorial, no formato presencial, em espaços públicos e culturais da cidade. Haverá exposição dos 15 trabalhos já selecionados por meio de edital (nº 007 e 008/2023), atividades com mediação, oficinas, mesas-redondas, fórum e feira. A organização fará contato com os profissionais envolvidos para alinhar a atualização dos prazos, processos, da parte financeira e logística.

“Temos este compromisso, de realizar a 16ª edição deste Salão, que é um dos mais antigos a acontecer neste formato, em Santa Catarina, de forma continuada. A ideia é que o evento marque a reinauguração da Casa da Cultura Dide Brandão, com a participação da população e da classe artística”, completa o superintendente.

Aguarde