A 2ª edição do Simpósio “Memórias negras e preservação do patrimônio afro-brasileiro catarinense” ocorrerá nesta quinta-feira (09), às 19h30, no auditório II do bloco F4 da Univali. A entrada é franca e o evento garante certificação. Para realizar a inscrição basta clicar aqui.
A iniciativa busca valorizar a pesquisa sobre patrimônio e cultura afro-brasileira e incentivar novas pesquisas e olhares sobre a presença afro-brasileira na região. Esta edição traz como temática de destaque a “Festa de Nossa Senhora do Rosário: Patrimônio Imaterial de Itajaí”.
O simpósio terá como palestrantes: José Bento Rosa da Silva, pesquisador da Festa do Rosário; Normélio Pedro Weber, presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Itajaí e superintendente das Fundações de Itajaí; e Salete Aparecida dos Santos, vice-coordenadora do Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos.
O evento, realizado pelo curso de História da Univali com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, despertará reflexões sobre o patrimônio cultural e a história de Itajaí. Também discutirá temas importantes para as identidades afro-brasileiras em Santa Catarina, como gênero, musicalidade, religiosidade e sociabilidades.