Mais de 250 bailarinas, alunas do programa Arte nos Bairros, irão se apresentar na terça (28), quarta (29) e quinta-feira (30), às 20h, no Teatro Municipal de Itajaí. As turmas das oficinas de ballet infanto-juvenil, ministradas por quatro professoras em polos de quatro bairros da cidade, se apresentarão no espaço. A entrada é franca, mas os ingressos são limitados a convidados das alunas e professoras.
Na terça-feira (28), o recital será das alunas da professora Jaci Bialva, que participam do curso de ballet nos bairros Portal, Santa Regina e Salseiros. Mais de 170 bailarinas, com idade entre 3 e 15 anos, irão compor 16 coreografias no espetáculo “O fantástico mundo da Disney”.
Quarta-feira (30), é a vez do “Ballet da Cidade de Itajaí”, que completa 18 anos de história e trará a temática jornal na apresentação, com memórias, informações e notícias reais do projeto. Haverá a participação de cinco turmas, com 55 alunas com idade entre 3 e 18 anos, conduzidas pelas professoras Hantiela Salerno e Maria Gabriela dos Santos. Os cursos ocorreram na Casa da Cultura (Centro), na Praça CEU (São Vicente) e Hama Espaço Artístico (Centro). A proposta contemplou desde o ensino lúdico até o ensino fundamental de formação do ballet cubano.
Na última noite de recitais (30), seis turmas da oficina “Ballet Jazz Ana Vanzuita – Programa Arte nos Bairros” irão se apresentar. As bailarinas têm de 3 a 12 anos e cursaram a oficina do Arte nos Bairros na Casa da Cultura (centro) e na Sociedade Guarani.
O superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, ressalta que estes recitais são emocionantes: “Muitas alunas, seus familiares e convidados nunca se apresentaram nem foram ao teatro. Este contexto envolve ineditismo e comoção geral. Certamente teremos momentos de encantamento e muita emoção”, afirma.
Sobre o Arte nos Bairros
Reativado em 2017, o programa da Fundação Cultural de Itajaí já atendeu mais de 14 mil alunos com oficinas gratuitas nas mais diversas linguagens artísticas. Neste ano, foram ofertados mais de 30 cursos em 83 polos localizados em 30 bairros da cidade.