O Natal EnCanto de Itajaí movimenta a cidade e a cadeia da economia criativa da região. No total, são mais de 1.400 artistas, produtores, técnicos e outros trabalhadores da cultura envolvidos com a programação do evento. Desde o dia 08 de dezembro, uma série de atrações compõe a programação 100% gratuita, com apresentações no Centro e a caravana itinerante em 23 localidades do município.
Cerca de 250 dançarinos, atores e figurantes integraram o desfile com 11 alas e sete tripés alegóricos, que ocorreu nas ruas Hercílio Luz e Estefano José Vanolli. A escadaria e janelas do Museu Histórico também receberam os Anjos Cantores, com um total aproximado de 600 crianças, 100 por dia, durante seis dias de apresentação no local.
No palco da Praça da Igreja Matriz, três grupos do Conservatório de Música Popular de Itajaí apresentaram-se, entre os dias 11 e 13 de dezembro. Um grande coro formado por 250 vozes, de 12 corais e grupos vocais, realiza o tradicional concerto do evento desde o dia 15 até esta sexta-feira (22), acompanhado de uma orquestra com 20 instrumentistas e do show estético de projeção mapeada. Três intérpretes atuam na acessibilidade em libras do concerto.
A Rua Coberta, localizada na Praça Arno Bauer, concentra atrações artísticas e gastronômicas, que envolvem cerca de 120 músicos e musicistas e 20 profissionais dos estabelecimentos gastronômicos. No local, aproximadamente 30 artesãos também atuam diariamente com a exposição e comercialização de seus trabalhos.
Grupos musicais, que totalizam 120 artistas, fazem ainda o cortejo do Bom Velhinho desde o dia 13 até 22 de dezembro. Em paralelo, desde o dia 16 até esta sexta (22), a Caravana do Noel percorre os bairros da cidade com uma equipe de 15 artistas e profissionais de apoio.
A equipe de montagem de estruturas contou com 20 pessoas. Durante os 15 dias do Natal EnCanto, pelo menos mais 20 profissionais atuam no suporte da sonorização, iluminação e projeção das atrações do evento. Itajaí também tem o Papai Noel em dobro, com interpretação de Valentim Schmoeler, ator e diretor de teatro, e Hang Ferrero, negro, escritor, poeta e profissional de saúde.
O superintendente administrativo das Fundações, responsável pela direção geral e regência do evento, Normélio Pedro Weber, lembra que o Natal EnCanto oxigena a economia criativa da cidade, além de realizar-se por meio do mecanismo de incentivo cultural federal. “Nosso evento envolve artistas de linguagens diversas, trabalhadores, técnicos e equipe de apoio, desde o planejamento até a realização. As apresentações atraem pessoas de todos os lugares e impulsionam o comércio e a economia local”, ressalta.
O Natal EnCanto de Itajaí é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Usimetal, Supermercados Koch, Gomes da Costa, Wega, WEG, BSC, Motormac, Tirol e Havan. A produção é da Fundação Cultural de Itajaí e da Prefeitura de Itajaí, com a realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.
__________________
Informações adicionais
Fundação Cultural de Itajaí: (47) 3349-1214 | cultura@itajai.sc.gov.br