Mais de quatro mil alunos foram atendidos neste ano pelo programa Arte nos Bairros, que encerrou as atividades na primeira quinzena deste mês. Em 2023, o projeto ofertou 63 oficinas nas linguagens artísticas de audiovisual, artesanato, artes visuais, cultura popular, dança, expressões afro-brasileiras, literatura, música, teatro, entre outras. Ao todo, 87 professores ministraram aulas em 83 polos distribuídos por 29 localidades de Itajaí.
O programa leva arte e cultura às comunidades do município, por meio de oficinas práticas de iniciação artística. Os cursos contemplaram pessoas de todas as idades, desde a primeira infância até idosos, com a participação de moradores da cidade. Do total do público participante em 2023, 49% foi composto por crianças, 17% por adolescentes, 29% por adultos e 7% por idosos, sendo que 1,2% dos contemplados eram pessoas com deficiência.
O superintendente administrativo das Fundações do Município de Itajaí, Normélio Pedro Weber, ressalta que o Arte nos Bairros é um programa de geração de oportunidades e de iniciação artística. A ação, inclusive, já foi premiada como referência em Santa Catarina, no prêmio Boas Práticas de Gestão Cultura da Fecam.
“As oficinas ocorrem no próprio meio onde as pessoas residem, trabalham e estudam. Isso, além de despertar novas habilidades, tem um valor cultural e social muito significativo. Os artistas ministrantes dos cursos são valorizados, multiplicam seus saberes, e os alunos, por sua vez, têm acesso a cursos práticos em que podem vivenciar coisas novas e vislumbrar oportunidades futuras”, ressalta Weber.
Em janeiro de 2024, será lançado o edital de credenciamento de professores e a expectativa é de que as inscrições para os alunos sejam abertas em março do ano que vem.
Sobre o Arte nos Bairros
Reativado em 2017, o programa da Fundação Cultural de Itajaí já atendeu mais de 14 mil alunos. Durante a pandemia, as aulas presenciais foram suspensas, mas surgiram novas formas de ensino por meio de plataformas on-line. Em 2021, o programa seguiu em formato híbrido, com aulas remotas e presenciais. Em 2022, os encontros presenciais foram retomados e neste ano o programa também funcionou de forma 100% presencial.