14 de junho de 2024

Professor do Conservatório de Música lança segundo livro de partituras de sua carreira

Obra foi viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura

Professor do Conservatório de Música lança segundo  livro de partituras de sua carreira

O violonista, compositor e pesquisador de Itajaí, Ricardo Pauletti, professor e coordenador pedagógico do Conservatório de Música Popular de Itajaí Cartlinhos Niehues, lançará no dia 20 de junho o livro de partituras “Violão Contemporâneo Brasileiro – Volume 1”, segundo livro de partituras de sua carreira. O livro estará disponível para download gratuito, no site do artista: www.ricardopauletti.com.br.

O livro apresenta as partituras das peças do álbum Ritual das Cordas (2021), sua produção mais significativa para o instrumento e fruto de uma longa pesquisa no universo do violão. O trabalho tem como fio condutor a linguagem do violão brasileiro, dialoga com a música contemporânea de concerto e está conectado à sua pesquisa de doutorado, que está em fase de conclusão.

São dez peças originais e quatro versões para violão de seis e de sete cordas. As partituras terão um link que levará aos vídeos das peças, tocadas pelo próprio compositor, para auxiliar os violonistas interessados em tocar as obras.

O trabalho foi realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultural de Itajaí, com patrocínio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí. A realização é de Ricardo Pauletti e Ritual das Cordas Produções.

Sobre o artista

Ricardo Pauletti estudou violão erudito no Brasil e na Espanha e, posteriormente, passou a se dedicar ao choro e ao violão de 7cordas, atuando sem fronteiras entre o popular e o erudito. É graduado em música pela Univali e mestre em Musicologia pela Udesc, onde está concluindo o seu doutorado em Composição.

Tem em sua discografia seis álbuns lançados. Seu segundo álbum, Choro de Faia (2014), recebeu o prêmio “Melhores da Música Brasileira - 2014” e foi finalista do “Prêmio da Música Catarinense - 2015”. Seu penúltimo álbum, Ritual das Cordas (2021), foi finalista do "Prêmio Profissionais da Música - 2023”.

Como concertista, já se apresentou em diversas cidades do Brasil e em países como Argentina, Chile, Peru, México, Espanha e França. Atua como professor do Conservatório de Música de Itajaí desde 2009 e como coordenador pedagógico desde 2017.

Serviço:
Lançamento: Livro de partituras Violão Contemporâneo Brasileiro – Volume 1
Data: 20/06/2024 (quinta-feira)
Site: www.ricardopauletti.com.br

Mais Informações:
Ritual das Cordas Produções: (47) 99965-1357 / ricardopauletti.production@gmail.com
Luciana Castilho (47) 98406-2235 / lcastilho.producoes@gmail.com