Cerimoniais de reabertura da Casa da Cultura Dide Brandão e do Museu Etno-Arqueológico, seguidos de atrações artísticas, marcarão a programação festiva do aniversário de 164 anos de Itajaí, neste sábado (22). Às 14h, inicia o evento no Museu, no bairro Itaipava. Na Casa da Cultura, no Centro, a cerimônia será às 16h, mas as atrações começam às 15h no local e seguem até o fim da tarde. Em ambos os espaços a entrada é gratuita e aberta à comunidade.
No Museu, que passou por reforma e restauro, o evento contará com apresentação de dança portuguesa do Rancho Folclórico Eduxi e do Grupo de Danças Regionais e Criativas do Arte nos Bairros. Haverá música com o grupo Intermezzo e roda de capoeira Arte nos Bairros.
Já na Casa da Cultura, cuja as obras foram de manutenção preventiva, o espetáculo de teatro infantil “Le Cirque de Pulgue”, da Cia Mútua, abre a programação às 15h, no auditório Antônio Augusto Nóbrega Fontes. Após, às 16h, ocorrerá a cerimônia que oficializa a reabertura da Casa e da Sala de Leitura Bento Nascimento, com intervenções do grupo da Setorial de Literatura, do Grupo Poetas Mário Quintana e show da Banda Ninguém Sabe.
Sobre o Museu Etno-Arqueológico e a nova expografia
O Museu Etno-Arqueológico de Itajaí é um patrimônio local reconhecido desde que era uma estação ferroviária. É remanescente da linha férrea do século 20 e importante ponto de preservação da memória da ocupação da área rural da região. A estrutura ainda abriga o laboratório de arqueologia, dedicado à arqueologia pré-histórica do sambaqui e à etnografia rural.
O projeto de reforma e restauro do Museu iniciou em 2021, contemplou a recuperação estrutural, manutenção predial, adequações às normas de acessibilidade, incluindo a implantação de elevador e complementação do restauro.
Agora, o espaço reabre com uma nova exposição de longa duração intitulada “Itajahy: trilhas da memória desde a pré-história”, que abordará por meio de três principais núcleos a temática do território e da ocupação da região, em especial do bairro Itaipava e seu entorno. Algumas das abordagens da exposição serão a economia, agricultura e desenvolvimento do bairro, a história da Estrada de Ferro Santa Catarina e da Estação Engenheiro Vereza, alimentação e estimativa de idade na arqueologia pré-histórica, licenciamento ambiental e endosso institucional na arqueologia histórica.
Para a nova exposição foram confeccionados e adquiridos mobiliários e equipamentos para torná-la mais moderna e interativa, além de proporcionar um layout e circuito expositivo diferenciado. Para além do acervo exposto, a exposição traz entrevistas, vídeos, apresentações e espaços interativos com o intuito de complementar o discurso.
Sobre a Casa da Cultura
A Casa da Cultura Dide Brandão, antigo Grupo Escolar Victor Meirelles, é uma edificação que representa importantes mudanças urbanísticas e sociais que ocorreram em Itajaí no início do século 20. Construída em 1913 para funcionar como escola, foi reinaugurada como Casa da Cultura em 1982. O prédio é tombado em nível municipal e estadual. Seu nome homenageia o artista plástico itajaiense José Bonifácio Brandão, que se destacou nacionalmente, conhecido como Dide Brandão.
Os trabalhos de manutenção preventiva da edificação começaram em julho de 2023, com recursos oriundos da outorga onerosa (Lei do Solo Criado). O contrato contemplou o restauro da estrutura de madeira, cobertura, pisos, alvenaria, balaústres (guarda corpo), manutenção do mobiliário do teatro e pintura.
A Casa dispõe de duas galerias de arte que já estão em funcionamento desde março deste ano. Elas foram reativadas durante o 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí e sediam mostras selecionadas no edital de ocupação das Galerias – a Galeria Mauro Caelum e a Galeria 2, que passará a se chamar Silvestre João de Souza Júnior. A edificação conta ainda com salas amplas para realização de aulas práticas e teóricas, e o Auditório Augusto Nóbrega Fontes.
Com a reabertura oficial, serão retomadas no espaço aulas do programa Arte nos Bairros, do Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues, cursos de atividades artísticas, ensaios e apresentações.
Serviço:
Reabertura do Museu Etno-Arqueológico
Dia 22 de junho (sábado), 14h
Cerimonial, Apresentações de dança portuguesa, Música com grupo Intermezzo e roda de capoeira Arte nos Bairros
Local: Museu Etno-Arqueológico - Av. Itaipava, 3901 - Itaipava, Itajaí - SC
Reabertura da Casa da Cultura Dide Brandão
Dia 22 de junho (sábado)
Espetáculo Le Cirque de Pulgue (15h), auditório Antônio Augusto Nóbrega Fontes
Cerimonial de Reabertura da Casa e da Sala de Leitura Bento Nascimento (16h), Intervenções do Grupo da Setorial de Literatura (16h30), Poetas Mário Quintana e show da Banda Ninguém Sabe (17h30)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão - R. Hercílio Luz, 655 - Centro