24 de outubro de 2024

Últimos dias para visitar exposições em exibição na Casa da Cultura Dide Brandão

Mostras de artistas de Itajaí e do Pará seguem até sábado (26)

As exposições “Pós-Paisagens”, do artista visual e editor Romeu Silveira, de Itajaí (SC), e “As formas que contêm o todo”, de Francelino Mesquita e Jordana de Matos, artistas paraenses, seguem em exibição até sábado (26). A visitação gratuita ocorre na Casa da Cultura Dide Brandão.
 
A exposição “Pós-Paisagens”, de Romeu Silveira, reúne uma série de trabalhos do autor, desenvolvidos entre 2020 e 2024. As obras, que incluem fotografias, vídeos, filmes e livros, são criadas a partir de imagens coletadas na plataforma Google Street View, que registra aproximadamente 90% do planeta por meio de ferramentas de geolocalização e imagens capturadas por câmeras 360 graus. A mostra também reflete sobre o impacto das tecnologias digitais na percepção dos espaços e no acúmulo de dados visuais.
 
“Faz muito sentido apresentar pela primeira vez esses conjuntos de trabalhos na Casa da Cultura Dide Brandão, já que uma das séries (Passantes, de 2021) foi desenvolvida a partir de registros da cidade feitos pelo Google ao longo dos anos. É uma oportunidade dos visitantes entrarem em contato com essas capturas digitais do povo e da paisagem da cidade”, ressalta Silveira.
 
Já mostra "As formas que contêm o todo” une os trabalhos escultóricos do artista Francelino Mesquita e os pictóricos da artista Jordana de Matos. A união das diferentes linguagens que cada artista elege para se expressar converge para uma harmonia visual, de trabalhos com cores claras e forte uso da geometria. A origem comum dos artistas nascidos no estado do Pará propõe ainda a abertura de um lugar de fala para os artistas amazônicos.
 
Os artistas paraenses estiveram na abertura da mostra e comentaram sobre a visibilidade dada ao trabalho artístico de autores de outras regiões do Brasil. “É uma oportunidade interessante proporcionada pelo edital de ocupação, em que o público tem a chance de ter acesso à produção artística do Norte do Brasil, sem sair de Itajaí. Para nós, como artistas é muito gratificante ver o nosso trabalho circulando no outro extremo do país”, afirmou Jordana. “É com grande entusiasmo e satisfação que apresento em Itajaí minhas esculturas, nesta mostra que faz uma interconexão entre duas técnicas das artes plásticas e destaca o nosso Estado, nossas trajetórias e tradições”, comentou Francelino.
 
As exposições seguirão em exibição na Casa da Cultura até o dia 26 de outubro. A visitação é gratuita e aberta ao público, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados das 9h às 13h.

Aguarde