27 de novembro de 2024

Alunos de Itajaí participam de projeto que une cinema experimental e literatura

Iniciativa utiliza o livro “A menina do joelho quebrado” e passará por unidades de ensino e o Museu Etno-arqueológico

O projeto “A Literatura em Luz e Sombras: Experimentações para a Infância” levará  literatura e cinema experimental a estudantes de 5 a 7 anos de escolas públicas de Itajaí. Serão cinco encontros presenciais, que ocorrerão entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro. As ações acontecerão nos bairros Itaipava, Rio do Meio e Baía, utilizando o livro “A Menina do Joelho Quebrado”, da autora Camila Gonçalves, com ilustrações de Ana Neves. O objetivo é aproximar o público infantil da literatura por meio da animação experimental, com atividades realizadas em unidades de ensino e no Museu Etno-arqueológico de Itajaí.

Durante os encontros, as crianças participarão de uma mediação literária e criarão materiais que serão projetados em retroprojetores – equipamentos muito utilizados nas décadas de 1980 e 1990. A partir do jogo de luz e sombras proporcionado pelo retroprojetor, os alunos terão a oportunidade de inventar suas próprias histórias. As criações proporcionarão efeitos visuais como profundidade, dilatação do espaço e contraste.

Para complementar as atividades, a artista Hedra Rockenbach criou uma trilha sonora exclusiva para o projeto. A música, vídeos e narração da história guiarão a performance, enquanto imagens de sombras “dançam” nas paredes, criando um momento artístico e lúdico. 

“Este projeto oferecerá um momento de formação e apreciação artística. As crianças poderão explorar todas as etapas da criação de um livro e criar suas próprias obras de maneira divertida, brincando com luz e sombra”, afirma Camila Gonçalves, proponente do projeto e autora do livro.

Todas as atividades contam com recursos de acessibilidade, como Libras, audiodescrição e atenção a crianças com mobilidade reduzida. O projeto foi selecionado pelo Edital LPG SC 2023, realizado com recursos do Governo Federal por meio da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Programação:

29/11
Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira – 8h
Escola Inês Cristofolini Testoni – 10h

02/12
Escola Francisco Celso Mafra – 8h30

04/12
Centro de Educação Infantil Nilton de Andrade – 8h30

7/12 - Aberto ao Público em geral
Museu Etno-arqueológico – 10h

Aguarde