17 de dezembro de 2024

Estreia de curta-metragem debate violência sexual

Projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo

O curta-metragem "Irei", gravado no mês de junho, está com estreia marcada para esta quinta-feira (19), às 17h, na Biblioteca Pública Municipal de Itajaí Norberto Cândido Silveira Júnior. O evento é gratuito e aberto ao público, com exibição do filme, seguido de uma roda de conversa. O filme lança luz sobre a temática do estupro e sua dolorosa normalização na sociedade contemporânea.
 
O projeto foi financiado pelo Edital nº010/2023 – Lei Paulo Gustavo, uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí.
 
"Irei" surge como uma oportunidade de dar voz às inúmeras vítimas da violência sexual. O filme se concentra nas sensações e experiências da protagonista, interpretada pela atriz Mariana Sais, para oferecer uma narrativa profunda e impactante. O filme convida os espectadores a pensarem sobre o assunto, questionarem suas próprias crenças e atitudes, e a se engajarem na luta por um mundo mais seguro e justo para todos.
 
“Irei é um desabafo meu, por muitos, pela indignação como pessoa - e homem- deste comportamento machista institucionalizado na sociedade, não se pode admitir com normalidade. Ter este sentimento tomando corpo em um filme me dá esperança como ser humano”, afirma o autor do roteiro, Luiz Cláudio Cerqueira, que há mais de 50 anos é compositor e há três décadas vem produzindo textos literários.
 
A direção do curta é da cineasta Liziane Bortolatto. Quem assina a arte do filme é Josiane Silva. Já no desenho do som está Bruno Golembiewsk, e Dagma Castro na produtora executiva. A produção do filme movimentou uma equipe de mais de 50 pessoas, entre técnicos, elenco e estagiários de cinema da Univali, contando com o apoio da Fundação Cultural e dos espaços públicos da cidade, onde foram rodadas algumas cenas externas da narrativa.
 
Após a exibição do filme acontecerá uma roda de conversa sobre a temática abordada com a equipe de direção do filme, a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Itajaí, Aruana Boettcher da Costa, e, como mediadora, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Balneário Camboriú, Ciça Müller.
 
Serviço:

Estreia do curta-metragem “Irei”
Dia 19 de dezembro,  17h
Local: Biblioteca Pública Municipal de Itajaí - Rua Heitor Liberato, 1.100, São João – Itajaí/ SC
Entrada franca

Informações adicionais:
Dagma Castro (produtora executiva) – 47 99677 6048
siga o filme na rede social do Instagram - @ireicurtametragem
 

Aguarde